Artistas e operadores promovem plataforma ítalo-latina-americana na Bienal de Veneza

Projeto cultural da Iila quer emancipar relações bilaterais entre as partes

8 mai 2026 - 11h57
(atualizado às 13h22)

A Bienal de Arte de Veneza acolheu curadores, artistas, representantes institucionais e agentes culturais latino-americanos no âmbito da iniciativa "Núcleo Ítalo-Latino-Americano", promovida pela Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (Iila).

Silli ressaltou ampliação das relações entre Itália e América Latina a partir da cultura
Silli ressaltou ampliação das relações entre Itália e América Latina a partir da cultura
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Para o secretário-geral da Iila, Giorgio Silli, o programa de três dias contribuiu para "promover uma plataforma comum capaz de gerar continuidade, visibilidade e impacto no diálogo entre a Itália e a América Latina".

Publicidade

"O desafio hoje é transformar essa energia compartilhada em uma rede estável de colaboração entre a Itália e a América Latina", explicou a secretária de cultura da Iila, Claudia Barattini, que lembrou que a iniciativa "nasceu da necessidade de dar continuidade a uma comunidade cultural ítalo-latino-americana já existente, conectando experiências, visões e projetos compartilhados".

O presidente da Bienal de Veneza, Pietrangelo Buttafuoco, destacou a importância da América Latina na criação de "novas realidades e energias culturais".

"A cooperação cultural deve se tornar a verdadeira vanguarda de um projeto capaz de gerar emancipação, crescimento e redenção social", afirmou Buttafuoco.

Por fim, Silli destacou que "a cultura deve ser uma alavanca estratégica para a construção de relações internacionais mais profundas e duradouras entre a Itália e a América Latina".

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações