Xiaomi apresenta seu próprio SoC de 3 nm. É o princípio do fim da dependência de Qualcomm e MediaTek

O chip de 3 nm aumenta a potência e prepara seus dispositivos para a era da IA

27 ago 2026 - 11h11
Resumo
A Xiaomi apresentou o XRING O3, seu novo processador próprio fabricado em 3 nm voltado para dispositivos de alto desempenho e inteligência artificial. Essa segunda geração de chips consolida a estratégia da empresa de reduzir a dependência histórica de fornecedoras tradicionais como Qualcomm e MediaTek, garantindo maior controle sobre o desenvolvimento e a integração de seus produtos topo de linha.
XRING03
XRING03
Foto: Xiaomi / Xataka

Quando falamos sobre a evolução dos smartphones, muitas vezes olhamos para as câmeras, as telas ou os novos recursos de inteligência artificial. Mas, por trás de todas essas melhorias, há uma peça que faz a diferença: o processador. Projetar um deles é uma das tarefas mais complexas dentro da indústria tecnológica porque obriga a controlar uma parte crítica do produto que, durante décadas, esteve concentrada nas mãos de um punhado de empresas.

Companhias como Qualcomm e MediaTek foram, durante anos, as principais fornecedoras de chips para fabricantes de Android. A Xiaomi acaba de apresentar o XRING O3, uma nova geração de sua família de chips próprios que reflete até onde chegou sua aposta em conquistar mais controle sobre seus dispositivos.

Publicidade

O caminho até esse novo integrante da família começou em 2025, quando a empresa chinesa apresentou seu primeiro SoC topo de linha desenvolvido internamente. Aquela primeira geração chegou a produtos comerciais como o Xiaomi 15S Pro e o Pad 7 Ultra, demonstrando que a empresa podia dar o salto da integração de componentes externos para o desenvolvimento de uma plataforma própria. 

Agora, esta segunda geração aproveita essa experiência e a leva a um terreno mais ambicioso: um chip pensado para seus dispositivos de alto desempenho e preparado para uma etapa na qual a inteligência artificial terá um papel cada vez mais importante.

Xiaomi não quer apenas fabricar celulares

O primeiro número que chama a atenção no novo SoC da Xiaomi está ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Samsung lança monitor gamer com resolução 6K e outro que promete acabar com o burn-in dos OLEDs

TCL lança T6C com IA que "pensa" as cenas em tempo real e tela que pode chegar a 75 polegadas

Terafab será maior que Pentágono, Apple Park e Giga Texas juntos

A ascensão meteórica da chinesa Unitree na robótica tem um gigante inesperado por trás: o Exército dos Estados Unidos

RTX 4070 e tela de 240Hz: o notebook gamer NAVE SuperNova vale a compra?

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações