URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Whisky ou cerveja? Cientistas explicam porque bebidas quentes têm sabor mais alcoólico

Mudanças no sabor de cada bebida se devem à forma como as moléculas de água e etanol se agrupam no líquido

2 mai 2024 - 09h25
Químicos descobriram uma ligação entre o sabor de uma bebida e as formas formadas pelas suas moléculas de água e etanol,
Químicos descobriram uma ligação entre o sabor de uma bebida e as formas formadas pelas suas moléculas de água e etanol,
Foto: Forbes

Cientistas descobriram uma ligação entre o sabor de uma bebida e as formas geradas por suas moléculas de água e etanol. Segundo os químicos envolvidos no estudo, isso explica por que bebidas servidas em temperatura ambiente, como o whisky, têm um sabor mais alcoólico do que as bebidas servidas geladas. 

As mudanças no sabor de cada bebida se devem à forma como as moléculas de água e etanol se agrupam no líquido. 

Publicidade

Lei Jiang, da Academia Chinesa de Ciências, e sua equipe queriam estudar como fatores como temperatura e álcool por volume (ABV) afetam o comportamento molecular em bebidas como cerveja, vinho e o destilado chinês baijiu, semelhante ao uísque – e o que isso pode significar para seu gosto.

“Quando a temperatura cai, a estrutura fica mais compacta, por isso a cerveja gelada tem um sabor mais estimulante”, disse Jiang em entrevista ao New Scientist.

O estudo

Para o experimento, os químicos mediram a tensão superficial de bebidas alcoólicas enquanto aumentavam os níveis de álcool por volume de cada uma.

Foram utilizadas imagens de ressonância magnética nuclear e simulações de computador para “ampliar” combinações, ou aglomerados, de moléculas de água e etanol em bebidas e temperaturas diferentes.

Publicidade

Quais são as bebidas mais alcoólicas do mundo? Quais são as bebidas mais alcoólicas do mundo?

Por fim, os cientistas realizaram testes de sabor em parceria com a empresa chinesa de baijiu Wuliangye.

A equipe concluiu que as mudanças no sabor aconteciam quando aglomerados de moléculas de água e etanol mudavam de forma, passando de estruturas compactas, semelhantes a pirâmides, para estruturas longas, semelhantes a cadeias.

Jiang diz que os líquidos mais frios e menos alcoólicos tinham uma proporção maior de aglomerados piramidais e estavam associados a um sabor mais refrescante.

Nas bebidas mais quentes e com volumes de álcool mais elevados, predominaram aglomerados em forma de cadeia, e seu sabor era mais picante e com forte teor de etanol.

Publicidade
Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se