URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Vídeo da China mostra como sua futura estação na Lua pode ser

A China publicou um vídeo de como pode ser a futura estação de pesquisa na Lua. O curioso é que a animação parece mostrar também um ônibus espacial

1 mai 2024 - 13h42
(atualizado às 17h33)

A China mostrou em um novo vídeo como sua futura estação de pesquisa na Lua pode ficar. A animação foi revelada pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) em 24 de abril, quando o país celebra o Dia do Espaço, e mostra algumas instalações na superfície lunar. 

Foto: China National Space Administration / Canaltech

Diferentes missões foram representadas no vídeo, incluindo algumas de coleta de amostras lunares, um lander, um rover e satélites de apoio. Estes dispositivos, por sua vez, representam as missões Chang'e 6 e 7. 

Publicidade

Com a Chang'e 8, estas missões vão formar o modelo básico da estação de pesquisa ILRS. O projeto promete criar uma base científica experimental, que vai abrigar pesquisas focadas na exploração e uso dos recursos lunares

A ideia é que as instalações permitam operação independente a longo prazo tanto na superfície da Lua quanto em sua órbita. Por enquanto, a China tem parcerias fechadas com a Rússia, Venezuela, África do Sul, Egito, entre outros. 

Um dos detalhes mais interessantes do vídeo é que o fim da animação mostra com desfoque o que parece ser um ônibus espacial decolando de uma plataforma de lançamentos. A NASA encerrou o programa destes veículos em 2011.

Hoje, a NASA é proibida de colaborar com a China em projetos espaciais. Enquanto o país desenvolve sua estação de pesquisa lunar e veículos reutilizáveis, a NASA trabalha com outras nações no programa Artemis para buscar estabelecer a presença humana permanente e sustentável em nosso satélite natural.

Publicidade

Fonte: CGTN

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações