Uma nova onda de ciberataques contra grandes redes varejistas elevou a temperatura de refrigeradores a até 50 ºC na Suécia e na Bélgica, repetindo um incidente recente que destruiu toneladas de produtos na França. O problema afeta sistemas de refrigeração conectados à internet e controlados remotamente. Suspeita-se que as invasões ocorram devido ao uso de equipamentos antigos, desatualizados e com credenciais de segurança frágeis, expondo os controles operacionais a alterações não autorizadas.
Ter dispositivos conectados permite o seu gerenciamento centralizado e remoto. Isso representa uma enorme vantagem para empresas com milhares desses dispositivos espalhados; por isso, grandes redes de supermercados centralizam controles, como o da refrigeração de seus produtos. O problema surge quando o acesso ao sistema não está suficientemente bem protegido: um ciberataque arruinou toneladas de produtos na França.
Calor nos refrigeradores do norte
Após o grave problema ocorrido na França, que prejudicou supermercados, a Suécia e a Bélgica estão vivenciando um episódio semelhante: os sistemas de refrigeração de algumas grandes redes varejistas tiveram suas temperaturas elevadas, atingindo até 50 ºC.
O incidente começou a afetar as lojas nos países mencionados na noite do último domingo. A dinâmica foi parecida com a ocorrida na França: de repente, a temperatura dos sistemas de refrigeração mudou, sem que os operadores tivessem realizado qualquer alteração. Embora, inicialmente, tenha se falado em uma falha técnica, diversos veículos de imprensa agora classificam o ocorrido como um ciberataque.
Dispositivos expostos
Se na França descobriu-se que o acesso a certos refrigeradores da marca Danfoss utilizava "admin" como nome de usuário e a data do dia como senha, neste novo ataque ainda não se sabe qual foi o vetor de intrusão. Tudo indica que se trata de equipamentos antigos, desatualizados, com acesso desnecessário à Internet e protegidos por senhas pouco seguras.
Entre os ...
Matérias relacionadas
ROG Xbox Ally X20 é o portátil mais caro da linha e o primeiro com tela OLED