URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Tremor essencial: saiba mais sobre a doença que atinge Djavan e Caetano Veloso

O tremor essencial pode ser definido como um distúrbio neurológico, e dependendo das consequências, o paciente fica incapaz de fazer algumas atividades

10 ago 2022 - 18h36
(atualizado às 20h12)

Você já ouviu falar de tremor essencial? Trata-se de uma condição que altera o sistema nervoso do paciente e causa um tipo de agitação rítmica, que pode afetar as mãos, pernas, cabeça e até mesmo a voz. A doença ficou conhecida principalmente por atingir celebridades como Djavan e Caetano Veloso.

O tremor essencial pode ser definido como um distúrbio neurológico, e dependendo das consequências, o paciente chega a ficar incapaz de realizar atividades do cotidiano, como dirigir, digitar ou escrever à mão. Muitos confundem com Parkinson, por conta da semelhança nos sintomas, mas são duas doenças totalmente diferentes.

Publicidade

Por enquanto, os especialistas ainda não têm uma afirmação concreta para o que causa o tremor essencial, mas uma das teorias é que tenha relação direta com falhas de comunicação entre as diferentes áreas do cérebro. Outra possibilidade é que a condição venha da genética.

Sintomas do tremor essencial

Foto: Ordem do Mérito Cultural/Wikimedia Commons / Canaltech

Segundo o Ministério da Saúde, a principal característica é o tremor rítmico que ocorre durante um movimento voluntário, mas pessoas de idade mais avançada podem apresentar outras características, como a perda de coordenação e equilíbrio, e até risco de perda de audição.

O tremor diminui ou some por completo quando o paciente está em repouso e só aparece mais forte quando o paciente se movimenta ou está agitado, além de piorar notavelmente em momentos de estresse ou ansiedade. Além disso, no início, o tremor pode afetar somente um dos lados do corpo, mas conforme a doença avança, ambos os hemisférios corporais são atingidos pela doença.

Tratamento

Embora o tremor essencial não tenha cura, existem várias opções de tratamento com medicamentos. Quando a medicação não é suficiente para conter os sintomas, outras alternativas envolvem injeções de toxina botulínica (Botox) em alguns nervos e sessões de fisioterapia.

Publicidade

Existe também um tipo de cirurgia para pacientes com tremor essencial, que envolve o tecido cerebral. Apesar da eficácia em reduzir os tremores, existem riscos de complicações como problemas na fala e no equilíbrio.

Fonte: Rede D'or, Ministério da Saúde

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações