Seu iPhone vai receber a nova inteligência artificial da Apple? Veja lista

A empresa anunciou a "Apple Intelligence", que terá integração com o ChatGPT em aplicativos como Siri e Notas em vários dispositivos da marca

10 jun 2024 - 17h10
(atualizado às 19h39)
ChatGPT passa a fazer parte de aplicativos da Apple para oferecer IA
ChatGPT passa a fazer parte de aplicativos da Apple para oferecer IA
Foto: Guilherme Guerra/Estadão / Estadão

A Apple anunciou a "Apple Intelligence", seu novo conjunto de recursos de inteligência artificial (IA) que vai fazer parte de diversos aplicativos dentro do ecossistema iPhone, iPad e Mac, em uma tentativa de alcançar o mercado da tecnologia que já está estabelecido com outras empresas de tecnologia nos últimos dois anos. A novidade foi revelada durante a conferência anual Worldwide Developers Conference (WWDC) 2024, realizada na sede da empresa em Cupertino, Califórnia.

A Apple Intelligence promete trazer funcionalidades como gerenciamento de notificações, escrita automática de textos, resumos de e-mails e mensagens, além de integração entre aplicativos para realizar ações como reproduzir um podcast enviado por um contato. A empresa garante que todos os recursos de IA respeitarão a privacidade dos usuários, com processamento no próprio dispositivo e armazenamento em nuvem privada, sem acesso aos dados por parte da Apple.

Publicidade

Os modelos compatíveis com a IA são:

  • iPhone 15 Pro
  • iPhone 15 Pro Max
  • iPad Pro (à partir de 2021, chip M1 e posteriores)
  • iPad Air (à partir de 2022, chip M1 e posteriores)
  • MacBook Air (à partir de 2020, chip M1 e posteriores)
  • Macbook Pro (à partir de 2020, chip M1 e posteriores)
  • iMac (à partir de 2021, chip M1 e posteriores)
  • Mac mini (à partir de 2020, chip M1 e posteriores)
  • Mac Studio (à partir de 2022, chip M1 e posteriores)
  • Mac Pro (2023, chip M2 Ultra)

Na WWDC 2024, a Apple também anunciou uma parceria com a OpenAI para integrar o ChatGPT em seus aplicativos, incluindo a Siri. A assistente virtual poderá consultar o ChatGPT para fornecer respostas mais completas e personalizadas aos usuários, que poderão optar por utilizar ou não o recurso - nos apps, será usado o GPT-4o, modelo de linguagem mais atual da dona do chatbot.

Além da Siri, a integração com o ChatGPT estará presente em outros aplicativos, como o Notas, permitindo gerar textos a partir de comandos. Para utilizar as ferramentas, não será necessário realizar cadastro em nenhuma plataforma da OpenAI, já que o recurso estará implementado dentro dos próprios aplicativos da Apple.

Apesar de ser processado em nuvem, as ferramentas com ChatGPT vão estar disponíveis apenas nos dispositivos compatíveis com Apple Intelligence.

Publicidade
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se