Apesar de as contas da OpenAI não estarem tão saudáveis quanto Sam Altman gostaria, isso não tem impedido que ela continue captando dinheiro de seus investidores. A chuva de milhões que está sendo gasta no ChatGPT chama a atenção pela forma como se busca obter retorno: por meio da atenção dos usuários. E isso faz mais sentido do que pode parecer à primeira vista.
Uma análise recente da Similarweb mostrou que, em setembro de 2025, os serviços de IA somaram 7 bilhões de visitas mensais, o que representa um crescimento de 76% em relação ao ano anterior e coloca as IAs como uma das principais rivais das redes sociais em termos de tráfego.
O ChatGPT continua sendo o líder incontestável: naquele mês, chegou a 5,9 bilhões de visitas, muito perto do Instagram, com 6,5 bilhões. As primeiras posições ficam com Google (82,6 bilhões), YouTube (28,7 bilhões) e Facebook (11,4 bilhões).
Tudo pela nossa atenção
Na era da internet, existe algo mais valioso do que o próprio dinheiro: captar a atenção dos usuários. É por isso que as redes sociais são tão atraentes para empresas de qualquer porte, tornando-se mais uma vitrine comercial do que um espaço para contar nossas vidas.
Essa também é a mesma razão pela qual os "chatbots" se mantêm de pé, apesar de perderem dinheiro a cada vez que alguém os utiliza. Enquanto isso, as grandes empresas de tecnologia estão recorrendo ao endividamento. Elas não querem ficar de fora da bolha da IA, e o motivo agora está mais claro do que nunca.
Não é apenas o ...
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