Inclusão Social tem a Tecnologia Assistiva como aliada

Tecnologia ajuda a remover barreiras

7 out 2021 - 16h22

Romper barreiras. A Tecnologia Assistiva ou TA é um recurso utilizado por uma pessoa com deficiência para que ela consiga se locomover, comunicar, segurar objetos ou fazer qualquer outro movimento. Aparelhos de audição, avatares libras, hand talks, lupas manuais ou eletrônicas, bengalas para cegos e cadeiras de rodas e até próteses para substituir membros perdidos e outras partes do corpo são alguns exemplos desta área. Avanços e conhecimentos tecnológicos reúnem um conjunto de práticas, materiais, metodologias, serviços, produtos e estratégias com o objetivo de aumentar a autonomia e a qualidade de vida das pessoas com transtornos, mobilidades reduzidas e incapacidades.

Foto: Divulgação

  O mercado global de Tecnologia Assistiva tem projeções animadores para os próximos 3 anos. Como os dispositivos são parte essencial de nossas vidas, a preocupação é cada vez mais concentrada na acessibilidade ao uso de computadores ou para navegar na Internet. É para não deixar ninguém de fora. Segundo a Organização Mundial da Saúde, dois bilhões de pessoas precisarão de acesso a pelo menos uma tecnologia assistencial até 2030. Em todo o mundo, hoje mais de um bilhão de pessoas ou 15% da população possui algum tipo de deficiência. São vários os campos onde a Tecnologia Assistiva é aplicada como na Educação, na Saúde, na própria Tecnologia, na Engenharia, Arquitetura e Design, Assistência Social, Psicologia e Recursos Humanos. A Tecnologia Assistiva é um divisor de águas, pois com ela pessoas poderão realizar feitos que jamais seriam capazes sem a sua ajuda.

Publicidade

  E para que os avanços sigam, a segurança é fundamental. Ao navegar tenha cautela ao clicar nos links ou responder questionários. Também desconfie de ofertas gratuitas. Fique sempre de olho nas suas configurações. Se certifique que compartilha suas postagens com amigos e familiares. E esteja ciente, caso você tenha duas contas, que uma pode estar vinculada a outra. Por exemplo, a pessoal da sua profissional. Reveja com calma os passos das configurações. São dez minutos que podem te poupar horas e mais horas de dor de cabeça, né? E conheça os pacotes do Terra Antivírus. Algum pode te interessar. Fique protegido.

© Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se