A introdução do conector USB-C foi nada menos que uma revolução. Finalmente, um conector robusto que podia ser facilmente conectado de qualquer um dos lados, acabando com a incômoda tarefa de usar conectores mini ou micro USB que só se encaixavam em um lado. Mas essa era apenas a menor e, na verdade, a menos importante parte. O USB-C veio com uma visão clara: um conector para tudo - dados, vídeo e energia.
Quando se trata de fornecimento de energia (DP), o cabo não é mais apenas um fio passivo, mas um componente crucial e inteligente. Escolher o cabo errado não só desperdiça energia de carregamento, mas, na pior das hipóteses, corre o risco de comprometer a estabilidade da sua configuração.
O que é USB Power Delivery?
O USB Power Delivery é um protocolo baseado na interface USB-C que permite uma transferência de energia dinâmica e significativamente maior do que os antigos padrões USB-A. Em vez dos escassos 7,5 watts (5 V a 1,5 A) do padrão de carregamento de bateria USB, o USB-C PD pode, teoricamente, fornecer até 240 watts.
A característica especial do PD é a comunicação: o adaptador de energia, o cabo e o dispositivo negociam ativamente a potência máxima de carregamento possível e segura. Essa comunicação garante que um smartphone não seja sobrecarregado com toda a potência de um adaptador de energia para laptop e que um notebook, que consome muita energia, receba exatamente a energia de que precisa. É aqui que o cabo entra em ação.
Para completar, vale ressaltar ...
Matérias relacionadas