Patrocínio

Robô Atlas é substituído por nova versão 100% elétrica

O robô humanoide Atlas, da Boston Dynamics, foi oficialmente aposentado; no entanto, a empresa criou uma nova versão da máquina bípede, que é 100% elétrica

17 abr 2024 - 19h19
(atualizado às 22h21)

Na terça-feira (16), a Boston Dynamics anunciou a aposentadoria de uma de suas criações mais famosas, o robô humanoide Atlas HD. Com altos investimentos em tecnologia, a empresa norte-americana de robótica tornou possível que a máquina praticasse parkour. No entanto, há novidades, como uma nova versão elétrica.

Foto: Reprodução/Boston Dynamics / Canaltech

"Por quase uma década, o Atlas despertou nossa imaginação, inspirou as próximas gerações de roboticistas e ultrapassou barreiras técnicas na área", destacou a companhia, em nota. "Agora, é hora do nosso robô hidráulico Atlas descontrair e relaxar", acrescentou.

Publicidade

Enquanto um robô se aposenta, uma nova máquina chega e é anunciada ao público. Sem entregar muitos detalhes ainda, a companhia destacou que uma nova versão do Atlas, 100% elétrica, foi desenvolvida. Esta será, muito provavelmente, usada nas linhas de produção de carros da Hyundai.

Robô humanoide Atlas

Criado há aproximadamente 10 anos, é possível afirmar que o robô Atlas conseguiu conquistar a internet — é prova disso as inúmeras vezes que a máquina bípede da Boston Dynamics viralizou nas redes sociais. 

Após aposentar o modelo antigo do robô humanoide Atlas, companhia anuncia nova versão 100% elétrica (Imagem: Reprodução/Boston Dynamics)
Foto: Canaltech

No ano passado, foi divulgada uma demonstração em que o Atlas trabalhava em uma obra e, em pouco tempo, ganhou o apelido de "robô pedreiro". Inclusive, ele foi criticado por supostamente não respeitar a legislação da segurança do trabalho. No entanto, o robô de 1,5 m e quase 90 kg fez muito mais que isso. Ele sabia agarrar e jogar objetos. Também foi ensinado a correr, saltar e fazer inúmeras acrobacias, incluindo técnicas do parkour. 

Para muita gente, os feitos do robô Atlas se resumem a demonstrações divertidas, mas são muito mais. Enquanto a Boston Dynamics entretia o público, ela testava, desenvolvia e apresentava inúmeras melhorias no projeto da máquina em prever adversidades e navegar por cenários complexos. A seguir, confira os melhores momentos do Atlas, antes da aposentadoria:

Publicidade

Futuro da Bosta Dynamics

Apesar do anúncio, a empresa não tem planos de aposentar outros de seus robôs queridinhos, como o cão-robô Spot e o Stretch. Além disso, para somar na família Boston Dymincs, foi anunciada a criação de uma nova versão do Atlas, o Atlas Elétrico.

"Nos próximos meses e anos, estaremos entusiasmados em mostrar o que o robô humanoide mais dinâmico do mundo pode realmente fazer — no laboratório, na fábrica e nas nossas vidas", afirmou a empresa, em comunicado sobre a nova versão do humanoide.

Em relação aos possíveis feitos da máquina nas fábricas, vale mencionar os planos de inserir o robô em um novo projeto da Hyundai envolvendo a reformulação da  linha de produção automotiva — e possível que, um dia, vejamos o novo Atlas montando um carro.

Comparando com a versão anterior, a maior diferença entre eles está no modo como funcionam. O modelo antigo era hidráulico. Agora, a promessa é que o invento alcance a sua autonomia com um sistema 100% elétrico, o que fará dele mais leve, compacto, ágil e até mais forte.

Publicidade

Quando se olha o "esqueleto" dos robôs, também há diferença, já que a versão mais antiga é corcunda e tem acessórios na cor branca. Enquanto isso, a versão elétrica é mais "realista" e parece mais com um ser humano, apesar da cor predominante cinza e da cabeça iluminada e espelhada.

A seguir, confira a primeira demonstração da nova versão do Atlas 100% elétrica:

Fonte: Boston Dynamics  

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações