Órgão regulador da Itália investiga a Microsoft por aumento de preço do "Microsoft 365"

26 jun 2026 - 15h37

A ‌autoridade antitruste italiana anunciou nesta sexta-feira a abertura de uma investigação contra a Microsoft devido a supostas práticas comerciais desleais ⁠relacionadas ao aumento de ‌preço de sua assinatura do "Microsoft 365".

O órgão regulador ‌afirmou que a ‌fabricante do Windows não ⁠informou adequadamente os consumidores sobre a integração do seu serviço Microsoft 365 com as ferramentas de inteligência artificial Copilot ‌e Designer.

Publicidade

Os consumidores foram ‌automaticamente transferidos ⁠para ⁠um plano de assinatura mais caro, a ⁠menos ‌que optassem ‌ativamente por não participar, além de receberem informações insuficientes para decidir se renovariam ⁠seus contratos, acrescentou o órgão de defesa do consumidor em seu comunicado.

Acrescentou ainda que ‌a prática da gigante tecnológica poderia ser considerada agressiva, uma ⁠vez que limitava indevidamente a liberdade de escolha dos consumidores.

"A Microsoft está empenhada em cumprir a legislação italiana de defesa do consumidor e cooperará com a Autoridade Italiana da Concorrência em sua investigação preliminar", afirmou um porta-voz da empresa em comunicado.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se