As origens do que hoje é o Asahi Group remontam ao Japão do final do século XIX, mas grande parte do seu futuro passa pelo Ocidente — e, mais especificamente, pela Europa. E isso faz bastante sentido. O grupo cervejeiro não está alheio à grave crise demográfica que seu país enfrenta, o que resulta em um mercado local enfraquecido e na necessidade de olhar além dos bares e izakayas japoneses.
Agora, após anos de investimento e expansão, a cervejaria fatura bilhões de dólares no Velho Continente, seu maior mercado depois do Japão, representando mais de 25% de suas vendas.
De certa forma, a crise de natalidade japonesa levou a Asahi a se tornar uma figura de destaque no setor cervejeiro europeu — um mercado onde não é fácil conquistar espaço.
Um avanço silencioso
A notícia foi destacada há alguns dias pela Fortune, com base nos balanços da própria companhia japonesa: de forma discreta e sem alarde, a Asahi se tornou um dos grandes nomes da indústria cervejeira na Europa. E isso tem seu valor.
Primeiro, porque as origens do que hoje é o conglomerado Asahi Group estão bem distantes, no Japão. Segundo, porque, embora já tivesse alcançado sucesso em seu país, não é fácil ganhar terreno no mercado europeu.
O que dizem os números?
Os balanços do Asahi Group mostram que, em 2024, a empresa registrou uma receita total de 5,4 bilhões de dólares na Europa — quase 27% do total. Esses dados colocam o continente como seu s
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