Patrocínio

Japão quer levar astronautas à Lua em novo acordo com a NASA

O Japão fechou um novo acordo com a NASA. Através da iniciativa, o país vai levar seus astronautas à Lua e um rover pressurizado para o deslocamento lá

16 abr 2024 - 15h18
(atualizado às 18h37)

Parece que o Japão vai se tornar o primeiro país além dos Estados Unidos a levar um astronauta para a Lua por meio do programa Artemis. Recentemente, o administrador da NASA Bill Nelson e o ministro japonês Masahito Moriyama assinaram um novo acordo, que inclui também o fornecimento do rover lunar pressurizado Lunar Cruiser.

Foto: NASA / Canaltech

A ideia é que a NASA leve o rover à Lua durante a missão Artemis VII, cujo lançamento não deve acontecer antes de 2031. O acordo inclui também dois assentos em futuras missões do programa, designados especificamente para astronautas da agência espacial japonesa JAXA. 

Publicidade

Com isso, a JAXA se torna a primeira agência espacial além da NASA a garantir assentos para seus astronautas nos futuros pousos lunares do programa. Por enquanto, não há detalhes sobre a iniciativa, mas Lara Kearney, gerente do programa de atividade extraveicular e mobilidade humana na superfície, declarou que "atualmente, nenhuma missão foi designada a um astronauta japonês". 

Já o rover pressurizado vai ter o objetivo de apoiar expedições que estejam fora do alcance do Lunar Terrain Vehicle, o veículo que diferentes empresas vão desenvolver por meio de um contrato com a NASA. O rover deve acomodar até dois astronautas por no máximo 30 dias, e vai ter duração de 10 anos.

O rover lunar do Japão vai explorar os locais que estiverem fora do alcance do Lunar Terrain Vehicle(Imagem: Reprodução/NASA)
Foto: Canaltech

O progresso no trabalho do rover pressurizado é um dos fatores que vai determinar as missões para os astronautas. "O momento das oportunidades de voo vai ser determinado pela NASA de acordo com os processos existentes de manifesto de voo e designação de tripulação, e vai levar em conta o progresso e as restrições do programa", explicou Lara.

Fonte: NASA

Publicidade

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações