Vídeo "Kony 2012" divide internet entre apoio e polêmica

12 mar 2012 - 20h12
(atualizado às 20h24)

O vídeo "Kony 2012", divulgado na internet para tornar conhecido pelo mundo o homem mais procurado de Uganda, Joseph Kony, virou um fenômeno de mobilização na rede com mais de 60 milhões de visualizações e o apoio declarado de famosos como Oprah Winfrey e George Clooney, além de ter colocado o nome "Kony" entre os mais citados no Twitter.

A mensagem do documentário, criado pela ONG americana Invisible Children, é simples: Kony, o líder do Exército de Resistência do Senhor (LRA, na sigla em inglês), deve pagar pelas graves violações aos direitos humanos que é acusado, incluindo assassinato em massa, escravidão e sequestro de crianças para transformar os meninos em soldados e as meninas em empregadas e escravas sexuais.

Publicidade

Através da história de um suposto menino-soldado de Uganda, o vídeo de 29 minutos pede ao mundo para agir com o objetivo de encontrar Kony neste ano, procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) desde 2005 e que, supostamente, está escondido nas selvas da República Democrática do Congo (RDC) e da República Centro-Africana.

A Invisible Children comercializou um "kit de ação" contra Kony - as vendas já foram esgotadas - e definiu 20 de abril como o dia para os cidadãos espalharem cartazes da iniciativa em suas cidades. A grande aceitação do vídeo contrasta com o ceticismo e as críticas de alguns analistas do conflito, que consideram que a mensagem simplifica o problema e, inclusive, manipula informações sobre os meninos-soldados.

"O melhor que podemos fazer para reintegrar os meninos-soldados é humanizá-los, não apresentá-los como vítimas sem cérebro de uma máquina programada para matar", defendeu Mark Drumbl, professor de Direito da Universidade de Washington and Lee (Virgínia, EUA) e autor de um livro sobre os meninos-soldados.

A ONG foi acusada de usar a campanha como cortina de fumaça para os relatórios sobre irregularidades em suas atividades e a divulgação de uma fotografia em que os fundadores da organização posam com fuzis ao lado de membros do Exército Popular de Libertação do Sudão, inimigo do LRA.

Publicidade

Outras críticas atacaram a arrecadação de recursos iniciada pela Invisible Children. O fundador da ONG, Jason Russell, justificou à emissora "CNN" que o dinheiro servirá para cobrir as despesas do vídeo, financiar atividades de campanha e projetos de campo em Uganda. "Somos uma organização pouco ortodoxa. Trabalhamos fora dos padrões tradicionais da caridade e das instituições sem fins lucrativos", justificou Russell.

As críticas à organização levaram inclusive o grupo de hackers Anonymous a repensar o apoio declarado à campanha na última quinta-feira, tendo, no dia seguinte, assinalado que se trata de uma "propaganda" e que há "algo obscuro" na iniciativa. Por sua vez, a porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland, exaltou os esforços da Invisible Children em informar o mundo sobre os crimes de Kony, embora tenha lembrado que há "países vizinhos (a Uganda) e ONGs que veem há décadas trabalhando neste problema".

Em outubro do ano passado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou à região uma equipe especial de 100 soldados para localizar o líder rebelde, e alguns especialistas em segurança advertem que a campanha virtual pode pôr em risco essa missão sigilosa. "Tudo o que posso dizer é que isto não poderia ter ocorrido em um momento menos adequado, no plano estratégico e operacional", indicou à CNN Peter Pham, assessor civil do comando militar americano enviado para o país africano.

Contudo, para a massa que apoiou "Kony 2012", o desafio maior é fazer o que os meios de comunicação parecem não conseguir: conscientizar os jovens sobre uma tragédia que ocorre em uma parte do mundo que afeta a maioria da população do mundo. "Eu gostaria que um criminoso de guerra acusado atinja o mesmo nível de fama que eu", disse George Clooney nesta semana em sua conta de Twitter. "Isto é justo".

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se