Nos EUA, brasileiros mostram que são "bons de aplicativos"

6 mai 2011 - 10h04
(atualizado às 12h22)
Emily Canto Nunes
Direto de Orlando

Pode parecer estranho, diante da imensidão da América Latina, de seus 20 países e da predominância da língua espanhola na região, mas o único estande representante da região no Solutions Show Case - espaço de exposição dentro do BlackBerry World - era brasileiro. Quem conta a conquista é Roberto Dariva, presidente e um dos sócios-fundadores da Navita, empresa que oferece soluções em mobilidade, gestão de custos em telecomunicações, portais e intranet. Segundo ele, um dos motivos da Navita ser a única latina dentre as dezenas de estandes se deve ao fato de os desenvolvedores da região, em sua grande maioria, serem muito pequenos. Esta é a segunda vez que a empresa participa do BlackBerry World e, para Dariva, é um encontro muito proveitoso. "Às vezes ficamos um ano tentando marcar uma reunião com um executivo e aqui os encontramos facilmente, começamos um contato numa festa e já marcarmos uma conversa para o outro dia".

O aplicativo MOP ajuda a polícia da Bahia a se comunicar e prestar um melhor serviço
O aplicativo MOP ajuda a polícia da Bahia a se comunicar e prestar um melhor serviço
Foto: Emily Canto Nunes / Terra

A Navita tem força junto à RIM: além de possuir uma solução bastante conhecida entre os usuários corporativos de BlackBerry, o Navita MobileDevice Management - aplicativo que ajuda as empresas na gestão de custos de telecomunicações -, a companhia de Dariva é responsável por dar treinamento às operadoras do Brasil em nome da RIM. Outra prova da estreita relação da empresa baseada em São Paulo com a fabricante de produtos da marca BlackBerry foi o lançamento, na noite de quarta-feira, durante uma festa para parceiros, desenvolvedores e empresários da América Latina, de um aplicativo de check-in da American Airlines, companhia pela qual grande parte dos participantes do festa deve retornar aos seus países de origem.

Publicidade

Mas um dos aplicativos que mais chamou atenção no evento foi mesmo o tradutor da Navita para o PlayBook, tablet da RIM distribuído para praticamente todos os presentes no BlackBerry World. "Quando apresentamos o aplicativo para os executivos da RIM, um deles disse 'graças a Deus', estava mesmo precisando porque os que tem por aí são muito ruins", contou Dariva.

A Navita tem mais de oito anos no mercado e mais de 300 clientes de seus aplicativos, a maioria desenvolvida em Java e também em Adobe Air, tecnologia que deve se tornar mais comum entre a comunidade de desenvolvedores da BlackBerry, uma vez que o PlayBook roda conteúdo em Flash. Quem também está entusiasmado com o PlayBook, tablet que deve chegar em breve ao Brasil, é Demian Borba, um brasileiro radicado nos Estados Unidos, em San Diego, que abriu há cerca de um ano a empresa de desenvolvimento de aplicativos Action Creations. E mais do que divulgar sua recém-criada empresa, Demian participa do BlackBerry World como um dos representantes da comunidade Flash no Brasil.

Entusiasta da tecnologia da Adobe, o Air Flash, Demian acredita que o PlayBook pode surpreender muita gente não apenas pelas suas características de hardware, como a tela LCD touchscreen de alta resolução e as câmeras em HD, mas também pelo seu sistema operacional, o QNX, segundo ele um sistema bastante robusto, ideal para dispositivos dual-core como o tablet RIM. De acordo com Demian, com a tecnologia Air Flash da Adobe, é possível criar aplicativos de smartphones com design e performance para todas as plataformas, não apenas para BlackBerry, como também para Android e para o iPhone da Apple. "Nós só mudamos a interface, leva apenas algumas horas", contou. Recentemente, sua empresa desenvolveu um aplicativo para a ASP (Association of Surfing Professionals) que permite ao usuário dar uma nota aos surfistas e enviá-las a comissão avaliadora.

Demian, que é um dos mais atuantes da comunidade de Flash no Brasil - apesar de morar nos Estados Unidos - disse que o grupo de desenvolvedores em Adobe é muito apaixonado. Em sua opinião, a decisão da Apple de não rodar sites em Flash no seu browser é puramente comercial, é mágoa do tempo em que Steve Jobs, à frente de uma Apple iniciante, foi buscar parceria com a Adobe e não conseguiu. "Eu estou sempre em contato com o pessoal da Adobe e eles já me garantiram que têm uma solução da Adobe pronta para o Safari", o browser da Apple. "O Flash sofreu no passado pelo mau uso que se fez da tecnologia, resultando em sites pesados, mas hoje isso não existe mais".

Publicidade

Sobre o futuro do BlackBerry na América Latina, Demian arrisca dizer que em breve a empresa, que já é grande na região, vai ultrapassar a Apple em outros países também, vai estar no "comando". E não apenas porque a companhia abraçou uma das maiores comunidades de desenvolvedores do mundo, de Flash, além daquela com a qual já trabalha, no caso, os desenvolvedores de aplicativos em Flash, mas porque oferece soluções de segurança e produtos melhores como o próprio PlayBook, concorrente claro do iPad, da Apple. "Um dos executivos da RIM me disse que eles entraram nessa para ganhar, e não para brincar".

MOP, da Bahia para o BlackBerry World 2011

Outra empresa brasileira também esteve no BlackBerry World para mostrar um de seus cases de sucesso as parceiros, empresários, usuários e demais desenvolvedores reunidos no evento que acabou nesta quinta-feira em Orlando, na Flórida, Estados Unidos. O presidente da TecNew Informática, Marco Tulio Chaparro, esteve no encontro acompanhado de Alan Pereira Evangelista, da Polícia Civil da Bahia, para mostrar o MOP (Mobilidade em Operações Policiais).

O sistema em uso pelas forças de segurança pública da Bahia há dois anos é motivo de orgulho para Chaparro. Por meio de um smartphone BlackBerry, cerca de 600 policiais, 90% deles baseados em Salvador, conseguem acessar as mais diferentes informações a respeito dos cidadãos de todo o Brasil, atualizar o status das ocorrências e agilizar os mais diferentes tipos de atendimento à população.

A solução criada pela TecNew, que só atua junto ao setor público, dá ao policial a possibilidade de descobrir na hora, pelo chassi do carro, se ele é roubado ou não; descobrir pelo apelido de uma alguém se ele é um criminoso por mieo da lista de "alcunhas" registradas; ou ainda saber se uma pessoa detida tem algum mandado de prisão por meio da foto cadastrada no banco de dados a que o MOP tem acesso.

Publicidade

O caminho inverso também é possível: por meio do aplicativo, as centrais de policia da Bahia sabem onde estão os policiais do efetivo, seus últimos movimentos e o número de ocorrências, podendo também enviar mensagens para o efetivo para onde cada um deve ir. "No Carnaval, a policia da Bahia efetuou várias prisões ao encontrar por meio do MOP informações como mandado de prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia das pessoas abordadas. E além de agilizar o atendimento de ocorrências, o sistema está ajudando a segurança da Bahia a montar um mapa criminal do Estado, entre outros avanços", contou entusiasmado o empresário.

A jornalista participa do BlackBerry World a convite da RIM.

Fonte: Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações