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"Facebook não é sobre pessoas reais", diz CEO da Tuenti

31 jan 2013 - 13h19
(atualizado às 13h22)

Imagine uma rede social em que você só pode ter um número limitado de amigos, que essas pessoas tenham que provar que são reais e que nenhuma informação postada por você vá aparecer nos resultados da busca do Google. Essa é a ideia central da Tuenti, uma das maiores redes sociais da Espanha e que começou sua expansão mundial no ano passado. Em visita à Campus Party Brasil 2013, em São Paulo, o CEO da companhia, Zaryn Dentzel, disse que ainda há espaço para novas redes no mundo e foi categórico: "o Facebook não é sobre pessoas reais".

Zaryn Dentzel afirma que a rede social permite uma "forma mais rica de comunicação"
Zaryn Dentzel afirma que a rede social permite uma "forma mais rica de comunicação"
Foto: Ismael Cardoso / Terra

"O Facebook é uma forma de comunicação na rede, mas há pessoas que não são relevantes, atrapalha a comunicação. Tem muito ruído e o usuário perde o controle", disse. A interação com pessoas reais e a privacidade são os principais focos da Tuenti. Além de não ter nenhuma informação indexada pelo Google, a rede obriga que o usuário tenha um número de telefone ativo para validação.

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A rede permite que cada usuário tenha no máximo 500 amigos, número 10 vezes menor que o permitido no Facebook, por exemplo. Dentzel disse que tem "400 e poucos". Isso, segundo o CEO da empresa, possibilita uma "forma mais rica de comunicação". A companhia tem uma equipe específica para fazer a checagem e validação dos perfis, em um processo que pode incluir até mesmo o envio de uma foto do documento de identidade por e-mail para provar que você existe.

Em 2006, quando a rede foi criada, a divulgação e os primeiros convites a usuários foram feitos de porta em porta nos dormitórios das universidades. "Fazíamos o cadastro em um computador ali mesmo", relembra Dentzel. Em julho do ano passado, a companhia iniciou a expansão mundial do serviço. Essa abertura ainda não transformou a rede em um serviço de massa. O executivo sequer tem números sobre esse crescimento. "Ainda estamos em fase beta. Para a gente, é importante implementar um sistema eficaz de validação dos usuários em cada país", disse.

Para ele, o Brasil é um mercado de massa importante para o Tuenti, principalmente pelo perfil de engajamento do brasileiro em redes sociais. "Qualquer empresa importante precisa ser relevante no Brasil", disse.

O nome da plataforma, "Tuenti" é um trocadilho com a expressão em espanhol "tu entidad" ("sua identidade") e a palavra inglesa "twenty" ("vinte"). Depois de analisar milhões de mensagens, a empresa comprovou que a maioria dos usuários se comunica com somente 20 pessoas, e que 90% das mensagens enviadas sempre têm como destinatários alguns poucos amigos.

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A rede social aceitava novos membros apenas com convites, o que não acontece mais hoje, com 10 milhões de usuários únicos na Espanha (6 milhões deles pelo celular), onde supera sites como Google e Facebook em tráfego. "Em 2006, nos chamaram de loucos, dizendo que não haveria mais espaço para uma rede social", afirmou Dentzel. "Finalmente chegaram serviços como Instagram e WhatsApp, que mostra que há alternativas. Não é um ambiente para uma única rede social", afirmou.

Campus Party Brasil 2013

A sexta edição da Campus Party Brasil, uma das maiores festas de inovação, tecnologia e cultura digital do mundo, acontece entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro no Anhembi Parque, em São Paulo. Na Arena do evento, 8 mil pessoas têm acesso à internet de alta velocidade e a mais de 500 horas de palestras, oficinas e workshops em 18 temáticas, que vão desde mídias sociais e empreendedorismo até robótica e biotecnologia. Cinco mil desses campuseiros passam a semana acampados no local.

A 6ª edição traz ao Brasil nomes como o astronauta Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na Lua, e o fundador da Atari, Nolan Bushnell. Em sua sexta edição em São Paulo, a Campus Party também teve no ano passado a primeira edição em Recife (PE). O evento acontece ainda em países como Colômbia, Estados Unidos, México, Equador e Espanha, onde nasceu em 1997.

Nas edições brasileiras anteriores, o evento trouxe ao País nomes como Tim Berners-Lee, o criador da Web; Kevin Mitnick, um dos mais famosos hackers do mundo; Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos; Steve Wozniak, que fundou a Apple ao lado de Steve Jobs; e Kul Wadhwa, diretor-geral da fundação Wikimedia,que mantém a Wikipédia.

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O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque e, além do canal especial Campus Party Brasil 2013, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus. Para seguir a festa pelo Twitter, basta acompanhar a hashtag oficial do evento, #cpbr6.

 

Fonte: Terra
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