Carros “inteligentes” podem denunciar maus motoristas

Além de prestar auxílio no trânsito, sistemas automatizados também podem ajudar a punir condutores irresponsáveis

8 dez 2015 - 14h27
(atualizado em 9/12/2015 às 09h00)

Montadoras de todo mundo estão em corrida constante para equipar seus veículos com assistentes digitais inteligentes. Por determinação da União Europeia, todos os carros vendidos na região a partir de 2018 terão de ser equipados com a tecnologia que assessora motoristas, prestando auxílio em caso de acidentes e atendendo a pedidos de informação.

Sistemas inteligentes dos carros podem prestar auxílio em caso de acidente e até denunciar motoristas fujões
Sistemas inteligentes dos carros podem prestar auxílio em caso de acidente e até denunciar motoristas fujões
Foto: iStock

No Brasil, a Chevrolet lançou recentemente o serviço OnStar, que coloca o condutor em contato com uma central de informações especializada. Além de prestar auxílio caso ocorra algum acidente – uma notificação é enviada para a central caso seja detectada alguma colisão – a plataforma também tem atendentes prontos para oferecer sugestões de hotéis e outras facilidades.

Publicidade

Uma notícia inusitada vinda dos Estados Unidos abriu outra possibilidade desses sistemas inteligentes: coibir motoristas que fogem do local do acidente sem prestar socorro.

A americana Cathy Bernstein causou dois acidentes seguidos e fugiu do local sem prestar ajuda. Primeiro, chocou-se na traseira de um caminhão. Depois, a vítima foi uma van que trafegava na mesma via.

O que a motorista de 57 anos não contava é que seu próprio carro fosse denunciá-la e fazer justiça. Logo após as duas colisões, a polícia da cidade de Port St. Lucie, na Flórida, recebeu uma ligação informando o horário e o local dos acidentes, além da placa e do modelo do veículo fujão. Mas, para surpresa dos policiais, uma voz robótica falava do outro lado da linha.

Na verdade, o responsável pela denúncia era o próprio assistente digital do veículo. Ao detectar as colisões, o sistema fez uma ligação automática às autoridades, relatando o acidente.

Publicidade

Ao receberem as informações, os policiais ligaram para o telefone de Cathy Bernstein, que negou o envolvimento em qualquer colisão. Desconfiados, eles foram atrás da motorista, que acabou sendo levada para o hospital e depois encaminhada para uma delegacia.

Ao que tudo indica, o futuro tecnológico não será permissivo com maus motoristas.

Fonte: Cross Content
Fique por dentro das principais notícias de Tecnologia
Ativar notificações