A presença da inteligência artificial no dia a dia das pessoas é um caminho sem volta. A partir de agora, o desafio é humanização dessa tecnologia para melhorar a relação com o consumidor.
"2025 será marcado pelo contato humano potencializado pela tecnologia, que mais do que nunca se torna meio, não fim", afirma Perla Amabile, Co-founder Be Intelligence e colunista do Terra.
A grande prova dessa necessidade de aproximar pessoas e da tecnologia pode ser observado pelas tendências do mercado nos últimos anos. “Nosso e-commerce acelerou muito no pós pandemia, mas o canal que mais chamou a atenção foi o WhatsApp, porque o brasileiro gosta desse contato próximo e quer conselhos para comprar. Investimos muito em Realidade Aumentada e recursos de experimentação digital, que potencializaram muito as vendas, como um experimentador virtual e diagnósticos de pele e cabelo”, explicou Alan Spector, CDMO do Grupo L’Oréal no Brasil, em entrevista ao programa Estrategicamente, no Terra.
“Através de algoritmos treinados por especialistas, conseguimos sugerir uma rotina de beleza personalizada. Todos nossos canais de venda são conectados, inclusive nos parceiros, o que facilita o atendimento ao cliente e nos gera dados e inteligência”, completou.
Além da humanização da IA, as tendências do mercado também apontam para investimento em experiências imersivas e a vida no mundo offline. Principalmente na geração Z, é possível notar uma demanda de encontros presenciais entre pessoas com os mesmos interesses.