A Novo Nordisk, fabricante do Ozempic e Wegovy, medicamentos injetáveis indicados para o tratamento do diabetes tipo 2 e para auxiliar na perda de peso, respectivamente, é uma indústria farmacêutica gigante da Dinamarca. Com o crescimento significativo nas compras do Ozempic em vários países, a economia da Dinamarca teve um crescimento de 3,5% no ano passado e foi responsável pelo crescimento significativo do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
No entanto, os lucros da empresa e a economia dinamarquesa podem estar em risco devido à concorrência de medicamentos similares no mercado. Essa competitividade está gerando uma queda econômica na empresa, o que pode "destruir" a economia do país. A seguir, entenda melhor o que pode estar causando isso e os impactos na economia dinamarquesa.
Novo Nordisk prevê queda significativa no lucro da empresa
Nos últimos anos, as vendas de Ozempic e Wegovy cresceram em todo o mundo, impulsionadas principalmente pelo interesse em seu uso para perda de peso. Para se ter uma ideia, em 2023, só no Brasil, as vendas do medicamento atingiram R$3,7 bilhões, representando um crescimento de 52% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Médica Brasileira (AMB).
O grande problema é que esse crescimento cessou, e agora a compra do medicamento Ozempic e Wegovy pode estar desacelerando em todo o mundo. De acordo com informações do InfoMoney, o valor de mercado da empresa Nova Nordisk caiu quase R$100 bilhões de dólares na última ...
Matérias relacionadas
Leonardo da Vinci tinha a resposta para os drones... há 500 anos
Governo brasileiro estuda eliminar obrigatoriedade de autoescolas para tirar a CNH