Samsung lança relógio inteligente Galaxy Gear e Galaxy Note 3

Produtos serão lançado em 25 de setembro simultaneamente em 149 países. Ainda não há informações sobre o Brasil

4 set 2013 - 14h08
(atualizado em 13/2/2014 às 14h28)

A Samsung cumpriu com as expectativas do mercado e anunciou na tarde desta quarta-feira o relógio inteligente Galaxy Gear. O dispositivo foi apresentado em evento para a imprensa na IFA, feira de eletrônicos que abre ao público de 6 a 11 de setembro, em Berlim, na Alemanha. JK Shin, chefe da divisão de Dispositivos Móveis da companhia, também anunciou o novo Galaxy Note 3 e o Galaxy Note 10.1 2014 Edition. Os três produtos serão lançado em 25 de setembro simultaneamente em 149 países. Ainda não há informações sobre chegada dos aparelhos Brasil.

Galaxy Gear é fácil de usar; veja primeiras impressões
Video Player

O relógio inteligente roda Android 4.3 Jelly Bean e tem conectividade Bluetooth com o celular. Com o aparelho, é possível fazer ligações com controle de voz, acessar e-mails, redes sociais e realizar outras atividades online. Além disso, o gadget possui programas desenhados especificamente para ele, que podem ser baixados na loja da Samsung. Ele tem interação com os dois novos Galaxy Note lançados hoje, além do Galaxy S III, S4 e Note 2.

Publicidade
Samsung Galaxy Gear chegará a 149 países no dia 20 de setembro, antecedendo-se aos outros dois lançamentos desta quarta
Samsung Galaxy Gear chegará a 149 países no dia 20 de setembro, antecedendo-se aos outros dois lançamentos desta quarta
Foto: Reprodução

O Gear permite fazer ligações usando a tecnologia S Voice. A funcionalidade de comando de voz também funciona para fazer perguntas como "vai chover amanhã?" e para ajustar notificações e alarmes, por exemplo, sem precisar tirar o smartphone do bolso

O Galaxy Gear, com tela de 1,63 polegada Super AMOLED,  possui autonomia de bateria de 25 horas, segundo a fabricante, e tem o microfone e os alto-falantes "estrategicamente posicionandos" na parte inferior do relógio. Por isso, basta levantar a mão e encostar o relógio ao ouvido para atender a uma ligação. O relógio também faz e recebe ligações, "sem precisar tirar o celular do bolso" – um mantra repetido por Pranaw Mistry, chefe da divisão de Pesquisa da Samsung America, durante toda a apresentação.

Mistry explicou o conceito por trás dos gadgets vestíveis, como o relógio Galaxy Gear, anunciado no evento. “Traz as tecnologias da próxima década”, afirmou o executivo. O aparelho, que se comunica com o smartphone que está guardado no bolso do usuário, será vendido em seis diferentes cores e é feito de aço inoxidável.

O relógio inteligente também tem uma câmera de 1,9 megapixels e um acelerômetro, que o permite responder a gestos - a ação de levar o relógio até a altura da orelha, por exemplo, basta para atender a uma ligação. A câmera, posicionada na parte superior do corpo - a que fica na parte externa do braço - faz fotos rapidamente, bastante deslizar rapidamente o dedo para baixo.

Publicidade
Foto: Reprodução

Como a tela é totalmente sensível ao toque e não há botões físicos no aparelho (excluindo a tecla lateral para "acordar o dispositivo), a Samsung criou "truques" de toque na tela para controlar o aparelho. Para voltar, como não há botão de home, basta deslizar o dedo de cima para baixo no display.

A Samsung afirma que ideia com o Gear é acoplar a tecnologia disponível hoje em um acessório "simples e que usamos há um século". 

O Gear ainda tem o sistema Smart Relay, que conecta-se a dispositivos da sul-coreana e permite que, se o usuário recebe uma notificação no relógio e puxa o aparelho de tela maior do bolso, por exemplo, o smartphone ou tablet já carrega o conteúdo a que a notificação se referia. A integração funciona com os celulares Galaxy S4 e S III, com o Galaxy Note 2 e com os novos Galaxy Note 10.1 2014 Edition e o Galaxy Note 3. Novos dispositivos receberão uma atualização de software em breve

Samsung lança seu "relógio-smartphone"
Video Player

O Gear possui também um aplicativo chamado Memographer, que faz vídeos e tira fotos com um simples arrastar do dedo na tela. 

"Eu posso tirar uma foto e enviar para um amigo em segundos”, disse Mistry. "Isso é o começo de uma nova era de realidade aumentada", garantiu. "As possibilidades de coisas que você pode fazer com o seu Gear são infinitas".

Galaxy Note 3

Publicidade

O chefe da divisão de TI e comunicação móvel da Samsung, JK Shin, apresentou o que chamou de “a próxima evolução na experiência do Galaxy Note” com a nova família de produtos.

Galaxy Note 3 será oferecido em 9 cores diferentes
Foto: Reprodução

David Park, chefe de marketing da sul-coreana, apresentou as novidades do aparelho, com o conceito de “ponto, círculo e caixa”. A nova caneta S Pen ativa funções executando esses comandos na tela. O Air Comand, por exemplo, abre com um único clique um menu de contexto que ativa outras funções do aparelho, como Action Memo. Essa função transforma em texto e ações informações manuscritas na tela. Se um o usuário escrever um número de telefone com a S Pen na tela, ele pode ligar para este contato instantaneamente.

O novo aplicativo de anotações do aparelho permite compartilhar as informações entre aparelhos diferentes usando o aplicativo Evernote. O novo sistema de multijanelas pode fazer com que o mesmo aplicativo rode em janelas diferentes. Isso permite, por exemplo, conversar simultaneamente com dois amigos diferentes em aplicativos como o ChatOn.

“A Samsung é a pioneira nesta categoria de tela grande. Hoje, estamos prontos para puxar ainda mais”, afirmou o vice-presidente da Samsung Mobile, Menno Van der Berg. Segundo o executivo, pesquisas apontaram que os consumidores queriam fazer mais coisas com uma tela grande e com a caneta S Pen.

Publicidade
Aplicativo Scrapbook reúne notas e destaques feitos pelo usuário e permite busca por termos e símbolos
Foto: Reprodução

Além disso, o aparelho conta com a função Scrapbook, que salva a informação que está na tela - uma página na web ou um vídeo,  por exemplo - , em categorias, simplesmente circulando os dados no display. Outro novo recurso é o S Finder, que faz uma busca na web por palavras-chave e até mesmo por símbolos desenhados no aparelho.

Outro recurso de janela é o Pen Window: ao desenhar um quadrado na tela, ele abre um aplicativo pré-definido no tamanho exato do desenho. Além disso, colocando duas ou mais telas do Galaxy Note 4 lado a lado, elas criam uma tela maior, divindo uma parte do conteúdo em cada uma delas.

"Criamos uma nova categoria, ao introduzir o novo Galaxy Note em 2011. Nossa inspiração veio de nossos clientes. Vocês disseram, 'queremos mais opções'. Vocês queriam telas maiores", drescreveu. "O Galaxy Note 3 nos leva ainda mais alto em um próximo passo", afirmou o executivo da sul-coreana. Shin destacou a segurança do novo Galaxy Note 3, com o Knox chegando globalmente aos produtos.

A câmera principal do Galaxy Note 3 tem 13 megapixels, e o flash LED agora é HCRI. As filmagem podem ser em Full HD (1080p) e até 4K, segundo a fabricante. O sistema de som tem tecnologia UHQA - sigla do inglês para qualidade de áudio ultra alta. 

Publicidade

As novidades em termos de hardware incluem 3 GB de RAM e uma bateria de 3.200 mAh, que a Samsung diz durar 13 horas e 10 minutos quando o Note é usado para reprodução de vídeo em HD. A tela do dispositivo é Super AMOLED Full HD de 5,7 polegadas. A novidade no design fica por conta da textura na parte traseira do aparelho, que imita couro, em inúmeras opções de cores. Além das cores rosa, branca e preta, ele terá uma paleta de “cores do outono”, opções metalizadas e com designs criados por Nicholas Kirwood.

Galaxy Tab 10.1 ganhou versão 2014 Edition, que chega às lojas em outubro
Foto: Reprodução

David Park mostrou também as novidades na nova geração do tablet Galaxy Note 10.1, que pesa apenas 535 gramas e tem 7,9 milímetros de espessura. A tela tem resolução de 2560 x 1600 pixels e traz funções lançadas com o Note 3, como o sistema de multijanelas e todas as ferramentas de produtividade executadas pela S Pen no irmão menor.

Os produtos chegarão ao mercado global em outubro. O Galaxy Gear chega mais cedo, dia 20 de setembro, a 140 países.

O lançamento em Berlim foi transmitido ao vivo para Nova York. Um vídeo exibido antes do mestre de cerimônias Jason Bradbory subir ao palco mostrou o processo de produção de uma capa de couro – detalhe de destaque no design do aparelho - feita manualmente, passo a passo.

O jornalista viajou a convite da Samsung.

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se