Patrocínio

Dropbox será integrado ao Google Docs e Gmail em breve

2 mar 2018 - 14h02

Depois de oferecer o serviço de armazenamento sincronizado na nuvem para as massas, posicionando-se como uma concorrente imediata do Google Docs e o Google Drive; o Dropbox firmou uma parceria com o Microsoft Office, o que lhe forneceu recursos poderosos para a criação de documentos e colaboração. Partindo para uma evolução natural disso, eis que a companhia surpreendeu ao anunciar na quinta-feira (1) que trabalhará em conjunto com a Google a partir de então.

Dropbox Google
Dropbox Google
Foto: Canaltech

A nova parceria permitirá que o Dropbox se conecte com o Google G Suite, oferecendo assim aos usuários a possibilidade de criar arquivos do Google Docs, Sheets e Slides diretamente pela plataforma de armazenamento.

Publicidade

Como deverá funcionar a parceria?

Ainda não se sabe exatamente como isso funcionará, já que mais detalhes não foram fornecidos até então. Mas é provável que a parceria com a Google não seja muito diferente da união feita com a Microsoft. Os aplicativos para iOS e Android da plataforma de armazenamento já estão bem integrados ao Word, Excel e Powerpoint, permitindo ao usuário mobile criar novos arquivos no Dropbox. O armazenamento, por sinal, ainda pode ser vinculado a uma conta online do Office.

Dado a maneira como funcionam os serviços da Microsoft, portanto, é possível que o usuário tenha a opção de vincular sua conta do Dropbox a do Google também. Assim, os tipos de documentos (Docs, Sheets e Planilhas) devem aparecer na interface da plataforma de armazenamento, sincronizando os novos arquivos que forem criados.

Estes arquivos devem ainda estar disponíveis para que o usuário os edite diretamente através da interface do Dropbox. Para que as empresas possam se aproveitar deste novo recurso, os arquivos armazenados na plataforma devem ser gerenciados de forma parecida a outros serviços do gênero, permitindo que os administradores revoguem acesso ao documento ou ainda, mantendo o arquivo em evidência para saber quando/se alguma alteração foi feita.  

Integração a outros serviços Google

O Dropbox também está integrando outras ferramentas da Google. A exemplo disso, o Gmail permitirá que os usuários gerem links para os arquivos do Dropbox diretamente da interface do serviço de e-mails. O Hangouts Chats, serviço de comunicação corporativa que foi anunciado recentemente, também deve receber uma funcionalidade integrada ao Dropbox, oferecendo a possibilidade de trazer da plataforma de armazenamento diretamente para o programa de mensagens. Isto significa que será possível pesquisar, compartilhar e visualizar arquivos sem sair da interface de usuário do Hangouts Chats.

Publicidade

Embora o Dropbox e a Google atuem com funcionalidades semelhantes, a parceria é bastante plausível, já que muitas empresas utilizam os dois serviços em seus devidos ambientes corporativos. Com a colisão destes dois universos, os usuários só tendem a ganhar, podendo agora gerenciar as duas plataformas ao mesmo tempo. As integrações devem ocorrer ainda no segundo semestre de 2018.

Canaltech
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se