Dois carros voadores da XPeng AeroHT colidiram durante testes na China devido a "distância de voo insuficiente", sem feridos, gerando discussões sobre a segurança da tecnologia às vésperas do Changchun Air Show.
Dois carros voadores da XPeng AeroHT, subsidiária da montadora chinesa de veículos elétricos XPeng, colidiram nesta terça-feira, 16, durante um ensaio para o Changchun Air Show, um dos maiores eventos aéreos da China, que começa nesta sexta-feira, 19. As informações são da Newsweek.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A empresa informou que a colisão foi provocada por “distância de voo insuficiente”. Em comunicado, a XPeng destacou que um dos veículos pousou em segurança, enquanto o outro pegou fogo ao aterrissar devido a danos no corpo da aeronave. Todos os envolvidos saíram ilesos, e as autoridades locais concluíram os trabalhos no local. A causa específica do acidente ainda está sob investigação.
Xpeng AeroHT confirmed to Yicai that today’s eVTOL crash during a rehearsal for the Changchun Airshow was caused when one sustained damage and caught fire while landing. The other landed safely. The clarification comes after online videos showed two aerial vehicles on fire.… pic.twitter.com/7AYN4n4zla
— Yicai 第一财经 (@yicaichina) September 16, 2025
O episódio trouxe à tona preocupações sobre a segurança da tecnologia, especialmente em um momento em que projetos de táxis voadores urbanos estão em expansão. Analistas avaliam, no entanto, que incidentes como esse são esperados em etapas de testes e não devem frear o avanço do setor.
A XPeng AeroHT tem investido em mobilidade aérea elétrica e, em 2022, realizou voos de demonstração com o modelo Voyager X2 em cidades como Guangzhou e Pequim. A empresa também planeja implantar 200 “acampamentos de voo” na China, equipados com plataformas de decolagem e pouso para que usuários possam experimentar os veículos.
Apesar do acidente, a XPeng confirmou presença no Changchun Air Show, que vai até 23 de setembro e reúne empresas e entusiastas da aviação de todo o mundo. A expectativa é de que a fabricante apresente seus avanços em aeronaves de decolagem e pouso vertical (eVTOLs).