O Discord anunciou que, a partir do próximo mês, implementará um sistema global de verificação de idade que promete mudar a dinâmica da plataforma. A medida estabelece que todas as contas passem a ter, por padrão, uma "experiência apropriada para adolescentes". Na prática, isso significa que quem não comprovar ser adulto terá o acesso bloqueado a servidores com restrição de idade, canais de voz do tipo "Stage" e filtros de conteúdo sensível.
A empresa explicou que a maioria dos usuários adultos não precisará fazer nada. O Discord utilizará um modelo de inferência que analisa metadados da conta — como tempo de existência e padrões de atividade — para identificar adultos de forma automática. No entanto, se o sistema não tiver certeza ou se o usuário desejar acessar conteúdos restritos, será necessário enfrentar o processo de verificação.
Como vai funcionar a verificação?
Para quem precisar confirmar a idade, o Discord oferecerá duas opções principais por meio de parceiros terceirizados:
- O usuário grava uma "video selfie" que é analisada por uma inteligência artificial. O Discord garante que o processamento ocorre no próprio dispositivo e a imagem não é enviada para os seus servidores.
- O envio de uma foto do RG ou passaporte. A empresa afirma que os documentos são deletados pelos parceiros assim que a idade é confirmada.
- Savannah Badalich, chefe de políticas de produto do Discord, reforçou que a plataforma não realiza reconhecimento facial (identificar quem você é), mas ...
Matérias relacionadas