Patrocínio

Destaque da NASA: pontos brilhantes no eclipse solar são foto astronômica do dia

O destaque da NASA traz o eclipse solar total e as Contas de Baily, pontos brilhantes formados pela luz do Sol brilhando pelo relevo lunar

12 abr 2024 - 16h51
(atualizado às 22h39)

O eclipse solar apareceu outra vez na foto destacada pela NASA no site Astronomy Picture of the Day. Nesta sexta-feira (12), a imagem mostra a beleza das chamadas Contas de Baily, nome dado aos pontos brilhantes que aparecem durante a fase total do fenômeno.

Estas estruturas cercando a silhueta do disco lunar nada mais são do que a luz solar brilhando pelo terreno da Lua, com relevo repleto de crateras e montanhas. Elas foram registradas por Daniel Korona em Durango, no México.

Publicidade

As imagens mostram várias Contas de Baily, mas revelam também um pouco do comportamento do Sol. Se você observar bem, vai encontrar algumas proeminências de plasma se erguendo pela atmosfera do nosso astro.

Alguns pensaram que as estruturas luminosas durante a totalidade eram erupções solares, mas na verdade, eram só filamentos de plasma. Segundo especialistas, não houve erupções solares durante o fenômeno, contrariando as expectativas. 

Contas de Baily visíveis no eclipse solar total (Imagem: Reprodução/Daniel Korona)
Contas de Baily visíveis no eclipse solar total (Imagem: Reprodução/Daniel Korona)
Foto: Canaltech

Como o Sol está se aproximando do pico de atividade em seu ciclo de 11 anos, havia a possibilidade de que acontecessem erupções ou ejeções de massa coronal durante o eclipse. No fim, nosso astro permaneceu tranquilo

Vale lembrar também a diferença entre estes eventos solares. As erupções liberam plasma da fotosfera (a superfície solar), enquanto as proeminências são estruturas de plasma que se mantêm ligadas à fotosfera por dias ou semanas. 

Publicidade

Eclipse solar de abril

O eclipse solar total nesta segunda-feira (8) foi visível por quase 44 milhões de pessoas espalhadas pelo México, Estados Unidos e Canadá. Na faixa da totalidade, que percorreu parte destes países, observadores puderam conferir a Lua bloqueando completamente a luz solar por alguns minutos. 

Quem estava nestas regiões pode ter visto as Contas de Baily. Trata-se de um fenômeno óptico com nome inspirado no astronônomo francês Francis Baily, que pode ser visto nos eclipses solares do tipo total e anular. 

O efeito de Anel de Diamantes também é visível durante o eclipse solar total. O nome descreve um anel de luz que ocorre poucos segundos antes de o disco solar ser oculto pela Lua, surgindo outra vez quando o astro reaparece por trás do nosso satélite natural. 

Fonte: APOD

Trending no Canaltech:

Publicidade
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações