Você já teve a sensação de que mais pessoas estão sendo diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA)? Nos últimos anos, esses transtornos estão ganhando cada vez mais visibilidade, parecendo até que eles estão se multiplicando entre crianças, adolescentes e adultos.
Segundo o psiquiatra brasileiro Luis Augusto Rohde, vencedor do Prêmio Ruane, uma das honrarias mais prestigiadas na área da saúde mental, essa impressão não reflete um aumento real de casos na população. O que de fato mudou ao longo do caminho foi o reconhecimento: hoje se fala mais sobre o tema, os critérios de diagnóstico são mais amplos e as pessoas têm acesso mais fácil a serviços e informações sobre saúde mental.
TDAH e TEA: entenda o que são esses transtornos
Antes de entender por que os diagnósticos parecem ter crescido ao longo dos anos, é importante saber o que caracteriza o TDAH e o TEA e o que os diferencia. A seguir, veja quais são as causas, sintomas e tratamento dos transtornos:
- Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, conhecido popularmente pela sigla TDAH, é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta áreas do cérebro responsáveis pela atenção, controle de impulsos e regulação do comportamento. Ele costuma se manifestar ainda na infância e acompanhar a pessoa por toda a vida, pois não há cura. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas de modo ...
Matérias relacionadas
O futuro da sustentabilidade? Cientistas descobrem bactéria que come plástico PET