Meteoritos revelam migração dos gigantes do Sistema Solar

Estudo foi coordenado por um astrônomo italiano

17 abr 2024 - 16h03
(atualizado às 16h12)

Uma pesquisa liderada pelo astrônomo italiano Alessandro Morbidelli, do Observatório Côte d'Azur, apontou que os maiores planetas do Sistema Solar migraram para suas órbitas atuais entre 60 e 100 milhões de anos após o surgimento do nosso sistema planetário.

O estudo, que foi publicado na revista Science, ainda revelou que a Lua se formou neste mesmo período da migração de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Publicidade

Para chegar nesta estimativa de tempo, os especialistas analisaram a composição química de meteoritos raros que derivam da antiga família de asteroides Athor.

O grupo comandado por Morbidelli analisou que os quatro planetas já estiveram mais próximos do Sol do que estão agora, mas migraram para a atual configuração durante um período de instabilidade orbital.

"Muito provavelmente, os planetas gigantes ficaram instáveis naquela época", comentou o italiano.

Os resultados parecem estar alinhados com outros estudos anteriores, mas ainda não são suficientes para considerar a questão encerrada. Uma outra pesquisa da Universidade Johns Hopkins sugere que a instabilidade orbital poderia ter sido iniciada antes, apenas 11 milhões de anos após a formação do Sistema Solar. .

Publicidade
  
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se