Do fracasso à genialidade: 8 invenções que mudaram o mundo e nasceram a partir de erros

Algumas invenções que nasceram do acaso se transformaram em soluções que mudaram a história

25 ago 2025 - 15h11
(atualizado em 27/8/2025 às 12h15)
Foto: Xataka

Muitas das maiores descobertas da ciência não nasceram de planos perfeitos, mas a partir de erros e coincidências. Um teste que saiu do esperado, uma fórmula mal calculada ou até mesmo um experimento aparentemente "inútil" já foram responsáveis por criar inovações que transformaram a vida de milhares de pessoas. De remédios que hoje movimentam bilhões de reais até objetos que fazem parte do dia a dia das pessoas, essas invenções surgiram do acaso,  provando que, às vezes, a genialidade pode estar escondida justamente nos erros. A seguir, confira oito exemplos de descobertas geniais que surgiram por "acidente".

1) Viagra

Nos anos 1990, pesquisadores buscavam um medicamento para tratar problemas cardíacos, especialmente angina e hipertensão. O composto desenvolvido tinha como função dilatar os vasos sanguíneos e melhorar o fluxo sanguíneo no coração. No entanto, durante os testes clínicos, os voluntários relataram um efeito colateral inesperado: melhora na função erétil.

Publicidade

Isso acontece porque o remédio inibe uma enzima chamada PDE5, o que aumenta os níveis de GMPc, uma molécula que relaxa a musculatura lisa dos vasos sanguíneos. Como consequência, o efeito aparece não só no coração, mas também no pênis, facilitando a ereção.

2) Minoxidil

Inicialmente formulado como remédio contra pressão alta, o minoxidil surpreendeu com um efeito curioso. Os pacientes tratados apresentaram um crescimento de pelos mais intenso do que o normal. Como consequência, hoje, ele é amplamente ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Publicidade

Rejeitada por 6 universidades, autodidata de 17 anos resolveu problema que assombrava matemáticos há 40 anos

Coelhos com chifres são avistados nos EUA: não são zumbis, é ciência; tudo por trás do fenômeno que assusta americanos

China é incomparável em baterias e painéis solares, e está prestes a superar também as empresas farmacêuticas ocidentais

O fim da prótese artificial: a fusão de osso, músculo e chip que está criando o primeiro "membro ciborgue" da vida real

A Rússia quer saber como a viagem a Marte nos afetará, então vai lançar 1.000 moscas e 75 ratos em um foguete.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se