O astronauta Victor Glover, piloto da missão Artemis II da Nasa para a Lua, foi filmado realizando sua higiene pessoal dentro da aeronave na sexta-feira, 23. Ele utilizava uma toalha umedecida para limpar os pés após se exercitar, já que não há chuveiro na cápsula.
Os tripulantes de missões espaciais normalmente utilizam xampu a seco e lenços umedecidos. Já para escovar os dentes são preferíveis as pastas comestíveis, que podem ser engolidas.
A cápsula Orion foi lançada na última quarta-feira, 1, com a missão de dar a volta na Lua e retornar à Terra. A missão levará entre três e quatro dias para chegar ao satélite natural da Terra.
Astronauta descreve sensação de 'cair do céu'
O astronauta canadense integrante da missão Artemis II, Jeremy Hansen, contou em uma videochamada neste sábado, 4, que teve a sensação de "cair do céu", enquanto a nave Orion seguia sua trajetória rumo à Lua.
Os astronautas ultrapassaram. na manhã deste sábado, o ponto médio entre a Terra e a Lua, a mais de 241.000 quilômetros de casa.
Eles devem fazer o primeiro sobrevoo lunar tripulado em mais de meio século.
Durante uma sessão de perguntas e respostas organizada pela Agência Espacial Canadense (ASC), Hansen falou da injeção translunar, uma manobra de propulsão que leva a Orion a voar a menos de 200 quilômetros ao redor da Terra antes de seguir sua trajetória rumo à Lua.
"Tive a sensação de que estávamos caindo do céu para a Terra, e disse a Reid: 'Parece que vamos colidir com ela'", explicou o astronauta.
"É incrível. Na realidade, desviamos dela. Estava tão perto. Foi realmente fenomenal", acrescentou Hansen.
O astronauta, que se incorporou à ASC em 2009 após uma carreira como piloto de combate da Força Aérea Canadense, será o primeiro não americano a voar ao redor da Lua.
A próxima etapa da Orion, prevista para o quinto dia desta missão de dez dias, será entrar na esfera de influência lunar, onde a atração gravitacional da Lua supera a da Terra, segundo a Nasa. /com AFP