A revolução do espaço? Nova teoria sugere que o universo está desacelerando

Teoria sugere que o universo parou de expandir em alta velocidade

6 nov 2025 - 11h50
(atualizado às 18h21)
Foto: Xataka

Uma nova teoria publicada na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society sugere que o universo parou de expandir em alta velocidade e, em vez disso, está desacelerando. A teoria entra em conflito aquela que diz que a força da "matéria negra" está sempre expandido cada vez mais rápido.

Pesquisadores dizem isso por não acharem uma evidência convivente de que o universo continua acelerando. Tal sugestão poderia mudar o que sabemos e estudamos sobre cosmologia e a "matéria negra".

Publicidade

"Nosso estudo mostra que o universo já entrou em uma fase de expansão desacelerada na época atual e que a energia escura evolui com o tempo muito mais rapidamente do que se pensava anteriormente," disse o Professor Young-Wook Lee, da Universidade Yonsei, na Coreia do Sul. "Se esses resultados forem confirmados, isso representará uma grande mudança de paradigma na cosmologia desde a descoberta da energia escura, há 27 anos."

Por décadas, cientistas acreditavam que a expansão do universo estava sempre aumentando por conta de uma "energia escura", uma força ainda não compreendida.

Após o Big Bang, há 13.8 bilhões de anos, o universo expandiu rapidamente antes de a gravidade o desacelerar, até que há nove bilhões de anos, cientistas descobriram que a expansão havia começado a acelerar novamente. Isso foi atribuído à energia escura, que se acredita constituir cerca de 70% do universo.

Capa da matéria: Getty Images/ROBERT GENDLER/SCIENCE PHOTO LIBRARY

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Perigo do espaço: China adia indefinitivamente retorno de nave espacial por receio de danos

Descoberta histórica pode ser início do fim do HIV: cientistas alemães encontram anticorpo capaz de neutralizar quase todas as variantes do vírus

Órbita hiperbólica, mudança de cor, emissão de gases e vindo de fora no nosso Sistema Solar: porque o 3I/ATLAS é tão diferente e ficou tão popular

Mulher que nasceu sem útero dá à luz a trigêmeos idênticos depois de realizar um transplante uterino inédito na história da medicina

3I/ATLAS mostra sinais de aceleração não gravitacional: algo o empurrou, e acreditamos saber o que foi

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações