Oferecimento

ChatGPT, X e Canva passam por instabilidade nesta terça; entenda causa do problema

Quedas começaram por volta das 8h; serviços caem por cerca de uma hora após instabilidade ligada ao Cloudflare

18 nov 2025 - 09h23
(atualizado às 10h15)

O X (antigo Twitter), Canva, ChatGPT, DownDetector e outros serviços ficaram fora do ar na manhã desta terça-feira, 18, após uma instabilidade relacionada ao Cloudflare, empresa de infraestrutura de tráfego web. As plataformas ficaram cerca de uma hora indisponíveis e começam a voltar ao normal gradualmente.

As quedas impediram o carregamento de sites e aplicativos. No X, páginas não abriam e exibiam mensagens de erro ao tentar acessar perfis e publicações, enquanto no Canva, o problema travava totalmente a interface: o site ficava indefinidamente na tela de carregamento, sem abrir painéis de criação ou ferramentas de edição.

Publicidade
Falha sincronizada derrubou grandes plataformas na manhã desta terça-feira durante manutenção no datacenter do Cloudflare
Falha sincronizada derrubou grandes plataformas na manhã desta terça-feira durante manutenção no datacenter do Cloudflare
Foto: Alice Labate/Estadão / Estadão

O ChatGPT também foi afetado e a ferramenta começou a apresentar instabilidade por volta das 8h30 (horário de Brasília), segundo o DownDetector. Usuários relataram que não era possível carregar o site nem interagir com o chatbot, que exibia mensagens de erro e, em alguns casos, pedia o desbloqueio de uma ferramenta do Cloudflare.

As primeiras notificações de falha no X foram registradas às 8h19. De acordo com o DownDetector, 63% das reclamações eram sobre instabilidade no aplicativo móvel, enquanto o restante incluía falhas no site e dificuldades para acessar perfis ou atualizações.

O Canva, por sua vez, começou a apresentar instabilidade às 8h35. Segundo o DownDetector, 67% das queixas envolviam "conexão com servidor", o que impedia a abertura de projetos e o carregamento do editor nas versões web e móvel.

Esta é a primeira pequena instabilidade após o apagão da AWS, em 20 de outubro, que derrubou plataformas como o Canva e afetou uma série de serviços no Brasil e no exterior.

Publicidade

O que diz o Cloudfare?

O Cloudflare informou em seu site que realizava uma manutenção programada nesta terça-feira no datacenter de Santiago (SCL), entre 12h e 15h UTC (9h a 12h em Brasília). A companhia alertou que o tráfego poderia ser redirecionado durante o procedimento, gerando lentidão para usuários.

"Nosso provedor de portal de suporte está enfrentando problemas técnicos, e, por isso, os clientes podem encontrar erros ao visualizar ou responder a chamados de suporte. Estamos focados em restaurar o serviço. Atualizaremos assim que conseguirmos solucionar o problema. Mais atualizações em breve", informou a empresa em seu site.

 

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações