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Chamados para manutenção em TI aumentam 166% no 1º semestre de 2022

Número de chamados para manutenção em T.I subiu 166% nos primeiros seis meses de 2022 no comparativo com o mesmo período do ano passado

17 ago 2022 - 19h21
(atualizado às 21h45)

A volta de muitas organizações ao regime de trabalho presencial em 2022 fez com que diversas empresas, de diferentes setores, estão vendo como necessários serviços rápidos de suporte técnico em Tecnologia da Informação (TI) para evitar que suas operações parem completamente. Por conta disso, o número de chamados remotos para manutenção de equipamentos nas corporações aumentou 166% no primeiro semestre de 2022.

Foto: Jan Vašek/Pixabay / Canaltech

Segundo dados da startup especializada em suporte de TI FindUp, a diferença entre o número de atendimentos remotos em TI foi 66,67% superior à quantidade de atendimentos presenciais. De acordo com o CEO da startup, Fábio Freire, o crescimento dos chamados se deve aos novos equipamentos que foram instalados nos locais de trabalho, em decorrência da volta do regime de trabalho presencial.

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"Os dispositivos foram mais sobrecarregados e, isso, trouxe uma maior necessidade de manutenção", explica Freire. "Com o advento da Transformação Digital, bastante impulsionada pela pandemia, os gestores passaram a optar pelos chamados à distância pela praticidade e rapidez na solução do problema", completa o excecutivo.

Bancos são os maiores solicitantes

O setor da economia que liderou o número de chamados no período foi o dos bancos, tendo sido responsável por 52,70% das solicitações por técnicos de TI no primeiro semestre deste ano. De acordo com Freire, isso ocorreu por conta de novos serviços que foram disponibilizados pelas instituições durante a pandemia da Covid-19, o que aumentou a necessidade de investimentos para diminuir instabilidades nos sistemas.

Em segundo lugar, ficou a área de tecnologia, responsável por 18,94% do total de chamados realizados nos primeiros seis meses de 2022. "Nesta retomada, as grandes empresas de tecnologia viram que a demanda de seus clientes começou a triplicar. Pensando nisso, elas enxergaram a oportunidade de terceirizar esses serviços para pequenos empreendedores e startups espalhadas pelo Brasil", argumenta Freire.

Chamados do varejo devem crescer

Fechando o pódio, ficou o setor do comércio varejista, com 18,30%, porém, este segmento da economia deve ter um impulso no número de chamados no segundo semestre, principalmente nos meses que antecedem duas das datas mais importantes para o setor, a Black Friday, na última sexta-feira de novembro, e o Natal.

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"A procura das grandes varejistas por soluções técnicas preventivas aumenta consideravelmente", destaca Freire. "A ideia é evitar transtornos que podem refletir dentro do e-commerce ou da loja física e, consequentemente, prejudicar o desempenho da equipe de vendas", complementa. Segundo o executivo, essas ações são capazes de reduzir em até 50% os custos com eventuais problemas operacionais.

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