No debate tecnológico atual, poucos assuntos geram tanta atenção quanto a privacidade. A Índia implementou uma mudança significativa: a incorporação de um aplicativo estatal que permanecerá em celulares iOS e Android sem possibilidade de desinstalação. A medida coincide com um período em que a Apple enfatiza seu modelo de segurança mais do que nunca. Essa convergência entre as políticas regulatórias indianas e a abordagem da empresa de Cupertino pode ter um significado crucial nesta história.
A mudança começou a tomar forma com uma instrução do Departamento de Telecomunicações da Índia, enviada privadamente aos principais fabricantes. O documento, datado de 28 de novembro, estabelece um prazo de 90 dias para que o aplicativo Sanchar Saathi seja incluído em todos os novos celulares e impõe outra obrigação: distribuí-lo por meio de uma atualização para os dispositivos já em circulação. O Ministro das Telecomunicações, Jyotiraditya M. Scindia, afirmou em entrevista à CNBC-TV18 que a ordem pública será emitida "nos próximos dias".
Uma ferramenta contra roubo e fraude
Segundo o governo indiano, o aplicativo permite que os usuários bloqueiem e rastreiem celulares perdidos ou roubados em todas as redes do país, gerem rastreabilidade caso alguém tente ativá-los e verifiquem a autenticidade do aparelho usando seu número IMEI. Ele também oferece um canal para denunciar chamadas internacionais disfarçadas de chamadas nacionais, uma prática associada a fraudes, entre outras funções. O ...
Matérias relacionadas
Sem Dynamic Island? Novo vazamento indica que iPhone 17e vai "reciclar" partes do iPhone 14
11 novidades que chegarão ao seu iPhone neste mês de dezembro com o iOS 26.2