Três projetos brasileiros são finalistas do desafio Smart Cities FI-WARE, que busca soluções na Internet para problemas urbanos durante a Campus Party, o maior festival de inovação tecnológica, internet e entretenimento eletrônico do planeta e que acontece no mundo todo.
Os participantes desta competição do evento apresentaram aplicativos sobre transporte público, prevenção e gestão de desastres naturais e psicologia ambiental. A final será realizada nô próximo sábado, um dia antes do encerramento da sétima edição da Campus Party Brasil no Anhembi Parque, na zona norte da cidade de São Paulo.
As 40 equipes que participam do desafio Smart Cities FI-WARE serão julgadas por uma comissão de especialistas e concorrem a 400 mil euros em prêmios. Um dos finalistas, a startup VM9, de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro, criou o aplicativo FI Guardian, que funciona como um sistema de alerta contra desastres naturais – neste caso específico, o alerta é contra chuvas e deslizamentos de terra.
A ideia surgiu em 2011, depois Nova Friburgo foi palco de uma das maiores tragédias naturais do Brasil com uma enchente que causou mais de 900 mortes. O aplicativo reúne informações de diversas fontes, como institutos de meteorologia e órgãos governamentais, o sobre clima, o volume de chuvas e dos rios.
Caso as condições sejam de risco, o FI Guardian aciona sirenes móveis e envia mensagens para os celulares dos cidadãos cadastrados. "Ele também é capaz emitir um comando de voz, com orientações, no telefone de um morador de área de risco", explica Marcos Marconi, de 46 anos, engenheiro de sistemas e um dos desenvolvedores do projeto.
O aplicativo também prevê a opção do usuário enviar um pedido de socorro e os dados, já com a localização da pessoa em um mapa, aparecem para as autoridades. "Com isso é possível racionalizar o atendimento, porque, nestes momentos, o serviço 199 [(úmero de telefone da Defesa Civil) fica completamente congestionado", conta Marconi.
Transporte público
Outro aplicativo brasileiro que está na disputa do prêmio foi desenvolvido pela startup carioca Eyllo. A plataforma, apelidada de Paprika, será usada para apresentar informações do transporte público, já disponíveis ao público, em uma interface prática. "Basta apontar o celular para o ponto de ônibus e aparecem as linhas e os horários", conta Enylton Machado, de 43 anos, um dos responsáveis pela ideia.
Ele ressalta que o aplicativo deve ser expandido para englobar outros serviços como restaurantes, hotéis, pontos turísticos e outros. "Teremos vários canais de interesse do usuário. Ele vai selecionar o que deseja e a informação aparecerá na tela", diz Enylton. O aplicativo trabalha com realidade aumentada, isto é, uma informação que é adicionada, neste caso, sobre a cidade. "É uma mistura do virtual e do real", afirma.
Sentimentos sobre a cidade
Outro finalista da competição é o grupo La Urbo, que criou um aplicativo para informar os sentimentos dos cidadãos a respeito de pontos dentro das cidades. "Se um bairro é perigoso, as pessoas sentem medo. Se é sujo, sentem nojo", explica um dos desenvolvedores, Daniel Lima. O objetivo, segundo ele, é que o poder público possa usar os resultados para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
No aplicativo, há dez opções de sentimentos negativos e dez positivos. "Funciona um pouco como o (aplicativo gratuito de localização) Foursquare: você dá 'check-in' em um lugar e classifica as suas emoções", diz Daniel.
Ele afirma que o aplicativo permite gerar relatórios e estatísticas geolocalizadas sobre a satisfação dos moradores com os serviços da cidade, como o transporte público, por exemplo. Além disso, as informações podem ser filtradas de acordo com gênero e idade para preferências de um público mais específico. Até agora, São Paulo e Brasília foram as cidades escolhidas para os protótipos do aplicativo La Urbo (que significa "a cidade" em esperanto).
Comissão Europeia
Os desafios Smart Cities e Smart Business & Industry são promovidos pelo programa FI-PPP, uma parceria público-privada criada em 2011 entre a Comissão Europeia e empresas do chamado Velho Continente, baseada no conceito de Internet do Futuro. "Muitas das inovações em termos de aplicativos parecem vir atualmente dos Estados Unidos. Por isso, o FI-PPP visa recolocar a Europa para competir neste mercado da Internet", afirma Carlos Ralli, líder de disseminação do FI-WARE, principal plataforma da iniciativa.
Ele explica que o objetivo do desafio é divulgar o FI-WARE, de uso gratuito e de código aberto, para os desenvolvedores. Por isso, os competidores devem criar seus aplicativos usando a plataforma de software, que se executa na nuvem (princípio pelo qual se pode acessar informações de qualquer lugar do mundo pela internet, sem necessidade de instalação de programas ou armazenamento de dados).
"Temos componentes poderosos que facilitam o desenvolvimento de aplicativos", garante Carlos Ralli. Ele acrescenta que o FI-WARE também disponibiliza informações de acesso público formatadas para a programação: "Alguns dados que os governos abrem não são vistos pelos cidadãos porque são difíceis de encontrar. Então nós reunimos as informações e os desenvolvedores fazem os aplicativos para os usuários", explica.
De acordo com Carlos Ralli, a Comissão Europeia investiu 300 milhões de euros no programa. Ele acrescenta que há uma tentativa de aproximar a plataforma dos desenvolvedores na América Latina. "Pretendemos instalar um centro de processamento de dados FI-WARE na região para oferecer um serviço melhor e mais rápido", diz.
Campus Party
Para Carlos Ralli, a Campus Party é o veículo ideal para se comunicar com os futuros desenvolvedores de aplicativos de internet. Daniel Lima, do projeto La Urbo, acredita que o evento é uma grande oportunidade de colocar em prática e experimentar novas tecnologias.
O evento foi criado na Espanha em 1997 e, desde então, já foram realizadas edições na Colômbia, México e Equador, além de edições especiais na América Latina e Europa.
Este ano o festival tem como foco o empreendedorismo e espera receber oito mil campuseiros, como são conhecidos os participantes do evento que acampam no Anhembi, e 160 mil visitantes.
1 de 110
Para driblar o cansaço e o sono, muito campuseiros acabam dormindo nos sofás distribuídos pelo local
Foto: Peter Fussy
2 de 110
Os "carrinhos" da Sabesp que distribuem água de forma gratuita também são concorridos
Foto: Peter Fussy
3 de 110
A Campus Party 2014 tem cerca de 5 mil barracas para quem comprou o pacote antecipadamente
Foto: Peter Fussy
4 de 110
Mini mesa de pingue-pongue fica livre para quem quiser jogar
Foto: Peter Fussy
5 de 110
Os sofás são alternativas às barracas
Foto: Peter Fussy
6 de 110
A Sabesp distribui água aos visitantes do evento
Foto: Peter Fussy
7 de 110
Campuseiros em clima de romance não faltam
Foto: Peter Fussy
8 de 110
Tela de televisão é usada para acessar o facebook
Foto: Peter Fussy
9 de 110
Caracterizado de Darth Vader brinca com os visitantes
Foto: Peter Fussy
10 de 110
Artista cria objetos de arte com peças de computadores e celulares velhos
Foto: Peter Fussy
11 de 110
Artista cria objetos de arte com peças de computadores e celulares velhos
Foto: Peter Fussy
12 de 110
Impressora 3D cria chaveiros com capacete de Darth Vader
Foto: Peter Fussy
13 de 110
Impressora 3D cria chaveiros com capacete de Darth Vader
Foto: Peter Fussy
14 de 110
Campuseiros são convidados a colar fotos em mural
Foto: Peter Fussy
15 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
16 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
17 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
18 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
19 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
20 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
21 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
22 de 110
Enquanto cerca de 8 mil campuseiros passam calor e dormem em pequenas barracas, o "quarto VIP" é um oásis, com cama de casal, ar-condicionado, televisão 3D, home theather, blu-ray, rede wireless e video game
Foto: Peter Fussy
23 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
24 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
25 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
26 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
27 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
28 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
29 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
30 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
31 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
32 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
33 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
34 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
35 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
36 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
37 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
38 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
39 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
40 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
41 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
42 de 110
O campeonato de dança terá um vencedor em cada um dos cinco dias da Campus Party
Foto: Peter Fussy
43 de 110
Parte aberta e gratuita para quem quiser conferir as últimas tendência em tecnologia, a Open Campus recebe os interessados de terça-feira a sábado
Foto: Ricardo Matsukawa
44 de 110
Parte aberta e gratuita para quem quiser conferir as últimas tendência em tecnologia, a Open Campus recebe os interessados de terça-feira a sábado
Foto: Ricardo Matsukawa
45 de 110
Este ano, a velocidade de 40 Gbps oriunda da rede de fibra ótica vem de duas estações, na Consolação e no Ibirapuera
Foto: Ricardo Matsukawa
46 de 110
É como se houvesse uma cidade com 625 mil chamadas telefônicas simultâneas, ou 20 mil pessoas conectadas simultaneamente à velocidade de 2 mega
Foto: Ricardo Matsukawa
47 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
48 de 110
Parte aberta e gratuita para quem quiser conferir as últimas tendência em tecnologia, a Open Campus recebe os interessados de terça-feira a sábado
Foto: Ricardo Matsukawa
49 de 110
Entre os convidados do evento, destaca-se Bruce Dickinson, líder do Iron Maiden, que falará sobre criatividade e empreendedorismo
Foto: Ricardo Matsukawa
50 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
51 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
52 de 110
Entre os convidados do evento, destaca-se Bruce Dickinson, líder do Iron Maiden, que falará sobre criatividade e empreendedorismo
Foto: Ricardo Matsukawa
53 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
54 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
55 de 110
Organizadores esperam cerca de 160 mil visitantes na sétima edição da Campus Party em São Paulo
Foto: Ricardo Matsukawa
56 de 110
Haverá um espaço chamado Starup&Makers Camp, onde 250 startups, ou seja, empresas jovens, poderão expor, vender e buscar formas de financiamentos
Foto: Ricardo Matsukawa
57 de 110
Segundo Paco Ragageles, cofundador da Campus Party, a Campus Party deste ano quer impulsionar os jovens empreendedores
Foto: Ricardo Matsukawa
58 de 110
É a 7ª edição do evento, que tem previsão de 500 horas de palestras e vai até o dia 2 de fevereiro
Foto: Ricardo Matsukawa
59 de 110
Organizadores esperam cerca de 160 mil visitantes na sétima edição da Campus Party em São Paulo
Foto: Ricardo Matsukawa
60 de 110
Parte aberta e gratuita para quem quiser conferir as últimas tendência em tecnologia, a Open Campus recebe os interessados de terça-feira a sábado
Foto: Ricardo Matsukawa
61 de 110
Entre os convidados do evento, destaca-se Bruce Dickinson, líder do Iron Maiden, que falará sobre criatividade e empreendedorismo
Foto: Ricardo Matsukawa
62 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
63 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
64 de 110
Entre os convidados do evento, destaca-se Bruce Dickinson, líder do Iron Maiden, que falará sobre criatividade e empreendedorismo
Foto: Ricardo Matsukawa
65 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
66 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
67 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
68 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
69 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
70 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
71 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
72 de 110
Campus Party 2014, no Anhembi (SP)
Foto: Ricardo Matsukawa
73 de 110
Grupo levou dezenas de salgadinhos para a Campus Party
Foto: Ricardo Matsukawa
74 de 110
Primeiro a entrar no evento aguentou 48h de espera e foi recebido pelo presidente da Telefônica
Foto: Ricardo Matsukawa
75 de 110
Primeiro a entrar no evento aguentou 48h de espera e foi recebido pelo presidente da Telefônica
Foto: Ricardo Matsukawa
76 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
77 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
78 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
79 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
80 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
81 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
82 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
83 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
84 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
85 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
86 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
87 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
88 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
89 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
90 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
91 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
92 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
93 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
94 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
95 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
96 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
97 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
98 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
99 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
100 de 110
Fila para entrar na sétima edição da Campus Party começou a se formar 48h antes do evento abrir as portas
Foto: Ricardo Matsukawa
101 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
102 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
103 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
104 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
105 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
106 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
107 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
108 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
109 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
110 de 110
Os oito mil ingressos para o camping e Arena custavam de R$ 150 a R$ 300, mas estão esgotados
Foto: Ricardo Matsukawa
Confira 10 destaques da programação da Campus Party:
Dia 28 (terça-feira)
Bruce Dickinson
Horário: 13:00 – 14:00
Onde: Palco Principal
Palestrante: empreendedor, piloto e vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson fará comentários sobre empreendedorismo e da criatividade empresarial.
Dia 29 (quarta-feira)
Millennials: Empreendedores por Natureza
Horário: 11:15 – 12:15
Onde: Palco Principal
Palestrante: Lourenço Bustani é sócio-fundador e CEO Global da Mandalah. Formado em Relações Internacionais e Ciência Política pela Universidade da Pensilvânia, ele foi selecionado pela revista americana Fast Company uma das 100 pessoas mais criativas no mundo dos negócios.
Dia 30 (quinta-feira)
A startup de cem anos - Ken Gullicksen
Horário: 11:15 – 12:30
Onde: Palco Principal
Palestrante: Ken Gullicksen, COO na Evernote, é um executivo de tecnologia envolvido na formação e desenvolvimento de várias empresas no Vale do Silício. Ele falará sobre a Evernote, aplicativo que tem o objetivo de ajudar as pessoas a lembrarem de tudo. Uma de suas maiores ambições é continuar a ser uma startup quando tiver 100 anos.
Do Youtube para o Youtuber - Segredos que todo vlogger sempre quis saber
Horário: 14:30 – 15:30
Onde: Palco Gutenberg
Palestrante: o gerente de parcerias estratégicas do Youtube, Federico Goldenberg, explicará macetes como parceria e monetização, para quem busca explorar melhor as ferramentas do site e até ganhar dinheiro com os vídeos.
Dia 31 (sexta-feira)
Marcelo Ballona
Horário: 13:00 – 14:00
Onde: Palco Principal
Palestrante: Marcelo Ballona foi co-fundador do Submarino – a primeira startup a ter abertura de capital na Bovespa (atualmente agrupado na B2W). Esteve nos últimos anos em Miami, participando de startups na América Latina, Brasil, Europa e Ásia.
Dia 1 (sábado)
Dilma Bolada e a Internet
Horário: 14:30 – 15:30
Onde: Palco Stadium
Palestrante: Jef Monteiro, criador do perfil Dilma Bolada, que tem 160 mil seguidores no twitter e 560 mil curtidas no Facebook. Ele falará sobre a personagem, seu relacionamento com a internet e expor as suas opiniões sobre liberdade de expressão.
Desfile de Cosplay
Horário: 17:00 – 18:30
Onde: Palco Michelangelo
Campuseiros poderão mostrar seu talento em caracterizações de personagens. Haverá debate sobre o universo cosplay e desfile dos melhores.
Campeonatos de Games
A disputa de Starcraft II contará com 28 jogadores, com a grande decisão no dia 1, às 19h. Os campeonatos de StarCraft II distribuirão um total de US$ 25 mil em prêmios. Dos participantes, 12 irão garantir seus lugares antes do torneio e 16 irão competir por mais 4 lugares na semifinal. Os campeonatos de StarCraft II distribuirão um total de US$ 25 mil em prêmios.
Workshops
São três grupos definidos de workshops nas seguintes áreas: Robótica e Modding, vídeo, foto, design e games, Desenvolvimento e ao Software Livre.
Campeonato de robôs
Até às 22h de 30 de janeiro, qualquer grupo ou pessoa poderá inscrever seu robô caseiro para uma disputa. Na área de Workshop I (palco Galileu), serão anunciados até 20 projetos finalistas que serão apresentados 31 de janeiro das 20h30 às 22h30 para a avaliação final. Os vencedores ganharão kits completos para a próxima Campus Party.
Serviço
Data: 27 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014
Local: Anhembi Parque - Avenida Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Horários:
- Arena (para campuseiros e credenciados): 27/01 às 12h à 2/02 às 12h
- Open Campus (área gratuita): de 28/01 à 1/02, todos os dias entre 10h e 21h
A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.