Patrocínio

Biópsia líquida diz qual é o melhor tratamento contra o câncer

Para definir o tratamento mais eficaz contra o câncer de pulmão, médicos oncologistas podem recorrer à biópsia líqiuida, um tipo inovador de exame de sangue

28 mar 2024 - 18h48
(atualizado em 29/3/2024 às 08h30)

Quando se fala na possibilidade de cura do câncer, existem alguns fatores importantes, como o diagnóstico precoce e a escolha das terapias mais potentes contra aquele tumor. Buscando auxiliar na escolha do melhor tratamento para cada paciente, o sistema público de saúde britânico coordena um experimento envolvendo a biópsia líquida, um tipo especial de exame de sangue, para casos de câncer de pulmão.

Foto: National Cancer Institute/Unsplash / Canaltech

Hoje, os oncologistas têm algumas opções de tratamento para o câncer, como a radioterapia e a quimioterapia — feita com medicamentos injetados por via venosa ou ainda comprimidos. Neste último caso, o melhor remédio depende de características específicas do tumor, que podem ser descobertas pela biópsia líquida ou por métodos tradicionais (biópsia sólida).  

Publicidade

"Este novo exame de sangue que estamos testando tem o potencial de ajudar os pacientes com câncer a acessarem tratamentos direcionados mais rapidamente", afirma Peter Johnson, médico e diretor clínico do Serviço Nacional de Saúde (NHS), em nota.

Exame conhecido como biópsia líquida permite a escolha do tratamento mais eficaz contra o câncer de pulmão (Imagem: DCStudio/Freepik)
Foto: Canaltech

Além disso, vai "garantir que as pessoas com câncer tenham a melhor chance possível de sobrevivência", aposta Johnson.

O que é biópsia líquida para câncer?

Para entender o que é biópsia líquida, vale dizer que este é um exame quase sempre feito a partir do sangue. Em alguns casos, podem ser usadas amostras de urina e de outros fluidos corporais. Entretanto, não são necessárias amostras sólidas do turmo, retiradas numa biópsia.

No laboratório, as amostras são analisadas para a presença de células cancerígenas e de fragmentos do DNA das células tumorais. Sendo preciso, é o DNA tumoral circulante (ctDNA). A detecção da sua presença é importante em quatro principais cenários: 

Publicidade
  1. Rastreio de possíveis casos de câncer, com a confirmação posterior a partir de exames mais precisos;
  2. Direcionamento no melhor tratamento oncológico, analisando quais medicamentos podem oferecer melhores resultados com base na genética do tumor. Afinal, permite identificar mutações que conferem maior resistência ao câncer;
  3. Acompanhamento dos resultados do tratamento, observando a queda dos biomarcadores;
  4. Avaliação do risco de reincidência, a partir de mudanças no nível do ctDNA. 

No futuro, a ideia é que essa análise de biomarcadores no sangue possa ser usada para identificar qualquer tipo de câncer, antes dos primeiros sintomas, o que vai aumentar ainda mais as chances de sucesso do tratamento.

"As biópsias líquidas de CtDNA têm o potencial de transformar o tratamento do câncer de pulmão para os pacientes, desde o diagnóstico precoce até o prognóstico e melhor gerenciamento de tratamentos", reforça Sanjay Popat, pesquisador e um dos responsáveis pelos testes em 10 mil pacientes no Reino Unido.

E o Brasil no combate ao câncer?

A biópsia líquida já está disponível no Brasil, ao lado de outras propostas inovadoras no combate ao câncer, como a terapia CAR-T Cell. No entanto, o uso ainda é restrito e não está amplamente disponível em todas as regiões do país.

No campo da pesquisa, um dos destaques brasileiros é o estudo desenvolvido com pacientes do Instituto Mário Penna, através do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), em Minas Gerais.

Publicidade

Com a iniciativa, os pesquisadores buscam descobrir quais biomarcadores tumorais podem ser encontrados no sangue de mulheres com câncer de mama e com câncer de ovário. Isso ajudará a expandir os usos da biópsia líquida para mais tipos de tumores e, oportunamente, pode ser incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: NHS e Ministério da Saúde  

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações