Oferecimento

Bateria de aparelho explode e causa incêndio na Austrália; veja vídeo

Dois mochileiros escaparam de explosão causada por bateria de íon-lítio em Sydney; acredita-se que bateria era de uma bicicleta elétrica

6 out 2023 - 11h53
Incêndio de bateria de íon-lítio em alberugue de Sydney, Austrália; acredita-se que foi de uma bicicleta elétrica
Incêndio de bateria de íon-lítio em alberugue de Sydney, Austrália; acredita-se que foi de uma bicicleta elétrica
Foto: Reprodução / Twitter @FRNSW

Dois mochileiros escaparam de uma explosão causada por uma bateria de íon-ítio em um albergue em Darlinghurst, Sydney, Austrália, na manhã da quarta-feira (4). O Corpo de Bombeiros de New South Wales, que divulgou o caso nas redes sociais, acredita que uma bicicleta elétrica explodiu. 

De acordo com o jornal britânico The Guardian, 22 bombeiros e seis caminhões de bombeiros responderam ao incidente pouco depois.

Publicidade

Nas imagens do vídeo, registradas por uma câmera de segurança no corredor do albergue, um mochileiro francês estava parado na porta e conversando com um amigo (ainda dentro da sala) quando o aparelho explodiu repentinamente em chamas.

A principal hipótese é que a bateria da bicicleta elétrica foi deixada em carga e estava com defeito. 

Bateria do Celular: Carregar até 100% é Uma Boa Ideia? Bateria do Celular: Carregar até 100% é Uma Boa Ideia?

Os donos do albergue evacuaram o prédio, que estavam com mais 70 pessoas, e as ruas próximas foram fechadas quando as equipes de emergência chegaram ao local. Os bombeiros apagaram as chamas no quarto.

Publicidade

Os dois mochileiros correram para longe do fogo. Após a explosão, foram à delegacia de Kings Cross pedir ajuda. Um deles sofreu queimaduras leves na perna e foi levado para o hospital de St. Vincent para ser atendido.

Um dos homens, identificado pela TV local Nine News como o mochileiro francês Philippe, disse estar "chocado". "Estou bem, tenho sorte de estar aqui intacto", disse.

Aumento de casos de explosões de baterias de íon-lítio

As baterias de íons de lítio são encontradas em diversos produtos eletrônicos, como carregadores portáteis, aspiradores sem fio, brinquedos infantis e a maioria dos celulares, laptops e tablets. Após o incidente no albergue, a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) divulgou na quinta-feira (5) um relatório que alerta sobre os perigos deste produto.

Ferramentas elétricas, scooters e bicicletas elétricas também são abastecidas com as baterias de íons de lítio. Mas, apesar disso, o relatório concluiu que as baterias apresentam “riscos de incêndio raros, mas graves”.

Publicidade
Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se