A Apple enfrenta mais obstáculos regulatórios na Europa e desta vez autoridades do bloco de países pedem que companhias de comércio eletrônico informem se receberam ordem de usar o serviço de pagamento móvel da companhia norte-americana em vez de produtos rivais.
Em questionário enviado em agosto, a Comissão Europeia afirmou que obteve informação de que a Apple pode ter restringido pagamentos online na compra de produtos e serviços vendidos por terceiros, numa violação das regras de proteção da concorrência da UE.
Lançado em outubro de 2014, o serviço de pagamentos da Apple é parte de uma diversificação da companhia para além do iPhone. O serviço está disponível em mais de 50 países no mundo, incluindo mais de 20 países da UE.
O questionário perguntou às empresas se tiveram de aceitar obrigação contratual para permitir algum método de pagamento e também se tais contratos incluíram condições para integrar o Apple Pay em seus aplicativos e sites.
"A Comissão está ativamente monitorando o desenvolvimento das soluções de pagamento móvel e o comportamento dos operadores no mercado de pagamentos", afirmou a Comissão. Representantes da Apple não comentaram o assunto de imediato.
Críticos reclamam há tempos sobre o chip NFC instalado no iPhone que faz com que o Apple Pay seja automaticamente selecionado quando o usuário paga por produtos e serviços com seu aparelho. Isso barra a utilização de outros métodos de pagamento pelo usuário.
Recentes avisos para usuários do iPhone que perguntam se eles querem criar contas Apple Pay em seus aparelhos também dispararam queixas.