O crescimento nas buscas pelo termo "adultização", após o influenciador Felca alertar sobre os riscos da exposição infantil nas redes sociais, na última semana, aumentou a preocupação dos pais em relação às atividades online dos filhos.
Para garantir a proteção das crianças na internet é possível ativar recursos de controle de tempo e atividade na internet direto no celular. Tanto o Google quanto a Apple - donas dos sistemas Android e iOS - têm ferramentas de controle parental.
A adultização "se refere à exposição precoce de crianças a comportamentos, responsabilidades e expectativas que deveriam ser reservadas a adultos", segundo a Fundação Abrinq, voltada aos direitos das crianças e adolescentes.
No Ajustes do iPhone e iPad, é possível definir limites de tempo, restringir o acesso a sites e aplicativos específicos ou aprovar downloads. O aplicativo Family Link, do Google, garante o mesmo em dispositivos Android.
No perfil novo siga o passo a passo que configura qual tipo de site e app a criança poderá entrar, além de ver quanto tempo ela passa no aparelho e impedir compras de aplicativos sem autorização.