Adolescentes australianos se despedem das redes sociais após lei que proíbe o uso por menores de 16 anos ter entrado em vigor, com planos de retornar ao completarem a idade permitida.
Adolescentes da Austrália publicaram posts de despedida de suas contas nas redes sociais horas antes que a lei que proíbe o uso das plataformas para menores de 16 anos entrasse em vigor, nesta quarta-feira, 10.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com a mudança, o Instagram, Facebook Threads, TikTok, Snapchat, YouTube, X, Reddit, Kick e Twitch, entre outras, devem desativar as contas já existentes de menores de idade. Os novos perfis também só poderão ser criados se o usuário for maior de 16 anos.
Mesmo com o prazo de banimento, algumas contas ainda continuavam disponíveis nesta quarta-feira, e alguns usuários relataram que ainda conseguiam acessar seus perfis.
A Austrália é o primeiro país no mundo a adotar a regra com esse alcance, que foi aprovada no fim de 2024. O governo do país alega que o objetivo é proteger as crianças de conteúdos impróprios, aliciamento e possíveis riscos à saúde mental.
O dia foi enfrentado pelos jovens como uma contagem regressiva para o último acesso à redes. Eles agradeceram seus seguidores e revelaram que planejam voltar quando completarem 16 anos, com frases como “Adeus, TikTok. Vejo você em 4 anos”.
Uma adolescente publicou a frase em seu perfil, que era administrado pela mãe, e tem mais de 5 mil seguidores na rede social.
Outro adolescente, que faz conteúdo sobre tecnologia para 8 mil seguidores, publicou um vídeo agradecendo os seguidores e deixou um recado: "Daqui uns 2 ou 3 anos, quando eu recuperar minha conta, vou postar muito mais".
Alguns prometeram voltar dentro de alguns meses, ao serem afetados pela lei na Austrália, o que significa que irão completar 16 anos em breve.