Vida e saúde Vida Saudável
Sites relacionados
Dr. Mundi
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  Especial Síndrome de Down
Real e especial: princesa Maria Christina

BBC Brasil
Especial:
Relatos marcantes:
» Filho de Damon Hill
» Documentarista
» Faixa-preta de judô
» Lais Mendes Pimentel
» Luiz Felipe: artista
» Princesa Maria Christina
» Sebastião Salgado

Veja também:
» Capa do especial
» Entenda a síndrome
» Histórico
» Inclusão social
» Terapias
» Índice do especial
O Brasil tem a única família real do mundo a ter um integrante com a síndrome de Down. O tataraneto de Dom Pedro II, o príncipe Dom João de Orleans e Bragança e sua mulher, Dona Stella, são pais de dois filhos, João Phillipe, de 16 anos, e Maria Christina, de 13, a Killy (apelido surgido de 'minha querida'), e que nasceu com a síndrome.

A família real brasileira é engajadíssima com o fotógrafo e surfista Dom Joãozinho, famoso por seus trabalhos de resgate histórico e interesse ambientalista, e Dona Stella, uma renomada arquiteta e ativa presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down ("São mais de 50 associações atualmente. Há três anos, éramos quatro").

Os Orleans e Bragança receberam a BBC Brasil em sua casa, no Rio, decorada por objetos como a mesa onde a princesa Isabel assinou a lei que aboliu a escravatura no país e, com muito entusiasmo, falaram de Maria Christina.

Maria Christina estuda numa escola regular e, junto com a mãe, mostrou álbuns de fotografias e falou do que gosta e do que não gosta. "O que me deixa feliz é jogar bola, brincar na piscina, bater papo, brincar com a minha babá, Daisy, ir para a praça...", diz a princesa.

"O que me dá dor de cabeça e me deixa cansada é que meu irmão, quando vai ao colégio, ele fica me acordando", reclama Maria Christina.

Leia mais:
» Introdução
» Princesa de agenda cheia
» Família real engajada
» Sobrenome não impediu rejeição
» A reação do príncipe

Lais Mendes Pimentel / BBC Brasil

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade