Notícias  Julgamento de Milosevic  As acusações

 Capa
 A promotoria
 As acusações
 Galeria de fotos
 Biografia de Milosevic
 A queda do ditador
 O julgamento ao vivo
 Voltaire Schilling
 Dê a sua opinião

  
Tribunal da ONU faz três acusações contra Milosevic

O tribunal de crimes de guerra da ONU, com sede em Haia (Holanda), acusa o ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic e quatro cúmplices de três crimes contra a humanidade, segundo o artigo quinto do Estatuto do Tribunal: deportação, assassinato e perseguição por motivos políticos, raciais ou religiosos. Outra acusação de assassinato foi feita com base no artigo terceiro da Convenção de Genebra, que regulamenta os crimes contra as leis e costumes da guerra.

Milosevic e seus assessores, que ocupavam cargos importantes à época, são acusados de deportar 740 mil albaneses de Kosovo - quase um terço da população albanesa daquela região iugoslava. As acusações, atualizadas em 29 de junho de 2001, identificam mais de 500 albaneses mortos em massacres em várias aldeias. "Entre janeiro de 1999 e 20 de junho de 1999, Slobodan Milosevic, Milan Milutinovic, Nikola Sainovic, Dragoljub Ojdanic e Vlajko Stojiljkovic planejaram, instigaram, ordenaram, cometeram e de alguma maneira auxiliaram e induziram a uma campanha de terror e violência contra os albaneses que viviam em Kosovo, na República Federal da Iugoslávia. As operações foram feitas com o objetivo de remover uma parcela substancial da população albanesa de Kosovo, em um esforço para assegurar o controle sérvio sobre a província", diz o documento da ONU.

"As forças da Iugoslávia e da Séria expulsaram centenas de milhares de albaneses de suas casas. Esses crimes ocorreram de maneira disseminada e sistemática e resultaram na morte de numerosos homens, mulheres e crianças." A acusação lista várias chacinas, como por exemplo: "Por volta de 25 de março de 1999, as aldeias de Velika Krusa e Mali Krusa foram atacadas por forças da Iugoslávia e da Sérvia. Moradores buscaram refúgio em uma área florestal nos arredores de Velika Krusa, de onde puderam observar como a polícia sistematicamente saqueava e queimava as casas. Por volta da manhã de 26 de março de 1999, a polícia sérvia encontrou os moradores na floresta. A polícia ordenou que mulheres e crianças pequenas deixassem a área e fossem para a Albânia. Homens e meninos foram revistados e tiveram seus documentos de identidade confiscados, e foram em seguida levados para uma casa abandonada entre a floresta e Mali Krusa. Uma vez reunido dentro da casa, o grupo foi alvejado pela polícia sérvia. Após vários minutos de tiroteio, a polícia empilhou os corpos e ateou fogo neles. Em conseqüência dos tiros e do fogo, 105 homens e meninos de Kosovo foram mortos pela polícia sérvia".


Veja também:
» A promotoria: quem fará as acusações contra o ex-ditador
» Biografia: a vida e a carreira de Slobodan Milosevic

volta

Outros especiais
Conflito nos Bálcãs
Mapas, fotos, reportagens e artigos de historiadores sobre os conflitos que, há décadas, causam milhares de mortes na região dos Bálcãs, no Leste Europeu. saiba mais
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade