NOTÍCIAS
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esportes     Popular     Informática     Especiais     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


CONFLITOS NOS BÁLCÃS

Entenda o conflito nacionalista de ódio nos Bálcãs

André Malinoski/Redação Terra

O atual conflito nos Bálcãs tem algo em comum com a Segunda Guerra Mundial. Um dos principais motivos que conduziram os alemães aos campos de batalha foi o nacionalismo instigado por Adolf Hitler. Nos Balcãs, uma região localizada bem ao leste europeu, existem diversas populações e costumes misturados. Todos são nacionalistas.

Como na Alemanha da Segunda Guerra Mundial, um líder negativo surgiu nos Bálcãs. O sérvio Slobodan Milosevic soube como poucos explorar o nacionalismo na região. A partir de suas ordens - que pregavam uma limpeza étnica -, as outras comunidades da Iugoslávia começaram a ser perseguidas e mortas.

Após a Primeira Guerra, a Sérvia aumentou o seu território e teve o seu nome trocado para Iugoslávia. Foram agregados os territórios da Bósnia, da Croácia, da Sérvia, do Kosovo, da Eslovênia, da Macedônia e de Montenegro. Com diversas religiões, costumes e línguas, a região dos Bálcãs sempre foi de certa instabilidade. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Croácia se separou da Iugoslávia e foi governada por um partido fascista. Cerca de 500 mil sérvios foram mortos no período, e a atrocidade foi utilizada por Milosevic para uma vingança que continua em prática ainda hoje pelas mãos de rebeldes.

A tensão reinou nos Bálcãs até a queda da Cortina de Ferro no leste europeu. Nestes dez anos, iniciou um processo de independência das Repúblicas, ao qual os sérvios resistiram à força. Guerras na Eslovênia, Croácia, Bósnia e Kosovo se tornaram algo cotidiano. Intervenções dos europeus e até dos EUA se mostraram um fracasso. A região segue um caminho parecido com o da briga entre palestinos e israelenses no Oriente Médio. Um conflito de ódio eterno.

volta

  
GALERIA DE FOTOS

Veja as imagens
do conflito

AP



MAPA

Localize a região
na Europa


MACEDÔNIA

Região centraliza
os conflitos


FÓRUM

Você é a favor da intervenção da ONU ou dos EUA em uma área de conflito?

IUGOSLÁVIA

A revolução que derrubou Slobodan Milosevic


OPINIÃO DE HISTORIADORES

Conflito tem histórico de confusões religiosas, por Janete Abrão

Ódio é um conflito social longe do fim, por Paulo Vizentini

A guerra civil na Iugoslávia, por Voltaire Schilling


 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade