NOTÍCIAS
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esportes     Popular     Informática     Especiais     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


CONFLITOS NOS BÁLCÃS

Ódio nos Bálcãs é um conflito social longe do fim

André Malinoski/Redação Terra

O conflito atual nos Bálcãs, em especial em Tetovo, a terceira maior cidade da Macedônia, era previsto em um sentido mais imediato. A opinião é do professor de História Contemporânea na UFRGS, do Paulo G. Fagundes Vizentini. A Otan apoiou guerrilheiros albaneses para a derrubada de Slobodan Milosevic do poder na Iugoslávia. O líder caiu, mas os rebeldes ficaram espalhados nos Bálcãs e armados. Agora, o Ocidente tenta frear o conflito na região, porque não existe um regime nem um inimigo.

A Iugoslávia era formada por federações no passado. Os sérvios estavam espalhados nestas áreas. Há cerca de dez anos, o processo de fragmentação da Iugoslávia ocorreu por causa da crise econômica, política e social, além da pressão dos vizinhos, como a Itália e a Alemanha. O motivo era a riqueza da Croácia e da Eslovênia. Restou uma espécie de tribalização política.

A região dos Bálcãs se tornou um foco da máfia e do crime, devido à pobreza, violência, fome que atingem a população, marcada pelas misturas étnicas. A possibilidade de uma nova formação federativa, como a URSS, é remota, como pensa o professor. Os estados são inviáveis e fragmentados. A própria Macedônia tem uma população total pouco maior do que Porto Alegre.

O conflito na Macedônia pode sofrer tréguas, mas está longe do fim. O exército macedônio vai revidar os ataques dos guerrilheiros albaneses. Ao mesmo tempo, a Otan deverá tentar bloquear o fluxo de armas aos guerrilheiros, porém não se terá grandes bombardeios. Não existe um exército regular na área. Os mesmos que atacaram a Iugoslávia, agora combatem na Macedônia.

Os Bálcãs representam o retorno de um pequeno nacionalismo. É a predominância dos crimes das grandes clãs nas repúblicas. A produção dos países da ex-Iugoslávia atualmente é apenas a metade do produzido há uma década. Tudo é uma luta política para surgir uma nova comunidade. E a luta tem a bandeira albanesa. Falta um projeto político, ideologia, um líder e um Estado, as pessoas estão perdidas nos Bálcãs. Se considera uma crise étnica, mas é um problema social.

Fonte: Paulo Vizentini (Professor Titular de História Contemporânea na UFRGS, além de Especialista em Integração Européia e Pós-Doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics)

volta

  
GALERIA DE FOTOS

Veja as imagens
do conflito

AP



MAPA

Localize a região
na Europa


MACEDÔNIA

Região centraliza
os conflitos


FÓRUM

Você é a favor da intervenção da ONU ou dos EUA em uma área de conflito?

IUGOSLÁVIA

A revolução que derrubou Slobodan Milosevic


OPINIÃO DE HISTORIADORES

Conflito tem histórico de confusões religiosas, por Janete Abrão

A guerra civil na Iugoslávia, por Voltaire Schilling


 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade