Enem 2010

Ciências humanas

Paulo Teles, professor de História do cursinho G8, em Aracaju, lembra que a prova desta área cobra dos estudantes um conhecimento interdisciplinar de história, sociologia, geografia e filosofia. “O aluno precisa ter uma leitura abrangente das questões do Enem, porque estas não são marcadas pela dificuldade, mas sim pelo diálogo com outras disciplinas, e isso requer bastante atenção”, ressalta.

Em História do Brasil, segundo ele, é importante estar atento ao conteúdo de Brasil imperial, que deve ser aplicado associado a pinturas e quadros do pintor Jean-Baptiste Debret, cuja obra é famosa por retratar tal período. O professor também acredita que o recém lançado livro 1822, de Laurentino Gomes pode trazer à tona questões relacionas a este episódio histórico. “A Revista da Biblioteca Nacional (www.revistadehistoria.com.br/v2/home) traz vários artigos sobre o assunto”, sugere ele.

Em História Geral, “os alunos devem dominar as temáticas a respeito da antiguidade, como Grécia, Egito, Mesopotâmia; além de mundo contemporâneo, conflitos árabes e israelenses; mundo pós Segunda Guerra e Guerra Fria”. Perguntas relacionadas à evolução tecnológica e uso de recursos naturais também podem aparecer. “O mais importante é não decorar o conteúdo e sim assimilá-lo, logo, não será difícil fazer uma boa prova”.

Foto: Getty Images

Terra