Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter


COMO SE PROTEGER DOS VÍRUS DE COMPUTADOR
Redação Terra

Vírus Nascidos com a informática, os vírus de computador ganharam esse nome porque foram citados, em 1983, na pesquisa de doutorado de Fred Cohen, um professor da Universidade da Califórnia do Sul. São programas ou comandos escritos, inicialmente, para criarem cópias de si mesmo. Com o tempo foram aperfeiçoados para gerarem problemas em outros programas no computador. A sociedade, informatizada, sofre com a existência vários tipos de vírus e não consegue se proteger com eficiência. Mas não é bem assim. As chances de se deparar com um vírus são grandes, mas poucas as maneiras de ser contaminado.

O vírus só vai atacar quando for executado. Acompanhe:

  • Um programa desconhecido que é rodado no computador (você recebe programas anexados ao mail pela internet? Esses são os suspeitos nº1);
  • um arquivo de programa que já está contaminado e, quando aberto, contamina os outros (aquele arquivo ".doc" que você recebeu em um disquete de um amigo e nunca abriu, nem sabe o que há dentro);
  • um disco de boot está contaminado (aqueles disquetes de segurança feitos para serem utilizados quando o sistema travar).

    Entenda: essas são as formas de contaminação, ou seja, nenhum vírus ataca se não for "EXECUTADO". Então é facil, não?

    Mais ou menos. É indispensável ter um programa antivírus instalado no computador. É ele quem vai proteger e socorrer a máquina. O vírus pode vir pela Internet ou por um disquete contaminado, mas sempre estará escondido em um programa ou arquivo, por tanto, regra nº1: jamais execute um programa ou arquivo que não tenha passado pelo antivírus. Regra nº2: atualize o seu antivírus constantemente (todos os meses as empresas distribuem cópias gratuitas dos arquivos que atualizam a lista dos novos vírus). Pra finalizar com esse papo de regras, a nº3: desative a opção de executar documentos diretamente do programa de correiro eletrônico.

    A família dos tipos de vírus não é grande - os vírus do tipo "mande um mail para todos seus amigos avisando tal coisa", os vírus de macro (contaminam os documentos do Word, por exemplo) e os Cavalos de Tróia. A partir desses três é que se dá "o milagre da multiplicação", pois ramificam-se e trocam de identidade como seus homonimos naturais, dificultando a identificação por parte dos programas antivírus. Conheça um pouco mais sobre os tipos de vírus a seguir. Se você quer saber mais sobre algum ponto aqui abordado, confira os links abaixo.

    » Classificação dos vírus »

  • Como se proteger do vírus de computador

    Classificação dos vírus

    Programas antivírus

    Novo vírus, Worm.ExplorerZip, ataca por e-mail

    Chernobyl ataca a memória do sistema

    Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.