Descubra os segredos das comidas mais populares do Brasil

1 Sanduíche de mortadela do Mercado Municipal Paulistano no Bar do Mané, em São Paulo –SP

A maioria das pessoas já ouviu falar do sanduíche de mortadela do Mercado Municipal Paulistano. Tem gringo que vai até lá, no Bar do Mané, só para experimentar esse famoso “petisco”.

A história começou há muito tempo atrás. O Mercadão abriu nos anos 30 e naquela época os clientes eram feirantes e os próprios quitandeiros, que queriam lanches rápidos, frios. Além disso, a SUNAB (Superintendência Nacional de Abastecimento, coisa antiga) tabelava os preços de sanduíches afins, o que deixava os lanches com pouquíssimo recheio. Quando a tabela caiu, na década de 70, os preços subiram, mas o recheio não aumentou.

Certo dia, no Bar no Mané, um cliente reclamou, e de brincadeira fizeram para ele um sanduíche com uma quantidade cavalar de mortadela. O cliente que estava do lado também quis, e assim surgiu uma das comidas mais famosas do Brasil, que tem até 350gr de mortadela, sempre feito no “olhômetro”.

Marcos Antônio Loureiro, filho do Mané, diz que o bar chega a vender 1 200 sanduíches num dia, somando 3 100 kg de mortadela num mês (eles recebem diarimente). O segredo é a mortadela pura, sem condimento nem misturas, apenas o tempero do embutido que ela já vem, e que eles não contam qual é, mas Marcos diz que quando quente fica mais intenso e, por isso, mais gostoso. O negócio de não ter tempero dá certo, até prêmio de melhor petisco de bar já ganharam (prêmio Boteco Bohêmia 2004).

Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Sanduíche de mortadela do Mercado Municipal

Terra