Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tiktoker de Itaquera conquista seguidores falando sobre realidades sociais, viagens e carreira

Gabrielly Sadovski atravessou pontes e bombou nas redes sociais ao mostrar como era ser da periferia e conviver com a elite na faculdade

5 out 2023 - 05h00
Compartilhar
Gabi em Paris em uma das suas viagens pela Europa
Gabi em Paris em uma das suas viagens pela Europa
Foto: Arquivo Pessoal

Nascida em Itaquera, zona leste da capital paulista, Gabrielly Sadovski de Oliveira, 24, conquistou mais de 300 mil seguidores no TikTok compartilhando a visão de uma jovem negra periférica que transita por universos sociais distintos.  

Gabi, gestora pública e criadora de conteúdo, começou a perceber essas nuances quando passou a atravessar a cidade para as aulas do cursinho preparatório de vestibular da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2017.  

Em 2021, de forma despretensiosa, Gabi gravou um vídeo falando como era ser do extremo da periferia de São Paulo e conviver com pessoas muito ricas que nunca tinham andado de ônibus e viajavam constantemente. O relato na plataforma social rendeu 420 mil visualizações.  

A jovem se formaria mais tarde em administração pública pela FGV, com bolsa de estudos. Vinda de escolas públicas, ela enfatiza a importância do ensino superior, principalmente, para pessoas pretas e pobres.  

“Não só ter acesso a novas oportunidades, mas ter acesso a um ensino de qualidade, pensamento crítico e até coisas bestas, como ter papel higiênico no banheiro na hora de estudar”, diz.

Dentro do ambiente acadêmico, a jovem se deparou com realidades distintas das que estava acostumada em Itaquera. “Meu maior choque foi entender que existiam oportunidades que se quer conhecia, como por exemplo, o ano sabático, que é parar um ano da sua vida para focar em você, e pra muitas pessoas nem existe essa opção.” 

Ela conta que o vídeo impactou especialmente jovens como ela, que estão em um movimento de mobilidade social, em grande parte devido ao acesso ao ensino superior. “Elas não eram ricas e herdeiras, mas também ao mesmo tempo já não pertenciam à comunidade em que eles nasceram.”  

Quase dois anos depois, Gabi cria conteúdo para o TikTok de forma recorrente e aborda diversas áreas da vida, demonstrando que uma mulher jovem e negra pode estar em espaços diversos. “Comecei meio no acaso, mas hoje em dia tem uma intenção muito clara em ser espelho para outras mulheres negras”, diz.  

Entre tantos assuntos abordados pela gestora pública, Gabi diz amar dicas de viagens e compartilhá-las. As aventuras pelo mundo surgiram após ela participar do quadro "Quem quer ser um milionário?”, no programa do Luciano Huck, na TV Globo.  

Participação no Programa do Luciano Huck para pagar intercâmbio para Europa
Participação no Programa do Luciano Huck para pagar intercâmbio para Europa
Foto: Arquivo Pessoal

Os R$ 30 mil que ganhou na ocasião custearam um intercâmbio na Europa, durante seis meses no segundo semestre de 2021. “Isso tem um alcance muito grande e foi ali que aprendi sobre ter inteligência emocional.”  

Entre as dicas de viagens, Gabi fala sobre segurança, especialmente por ser uma mulher viajando sozinha, destinos interessantes para visitar, e suas percepções sobre os lugares que nem todos mostram.  

“Pra mim, toda a pessoa deveria ter a oportunidade de viajar sozinha, isso dá um capital cultural muito grande e te enriquece. E viajar, sendo jovem e preta, é resgatar uma parte da sua história que foi roubada de você e aprender com viagens.”  

Uma das suas inspirações no que diz respeito às viagens é a jornalista Glória Maria, que faleceu no início deste ano. “Ela foi um marco. Gostava da forma como ela levava a vida, porque era o simples fato de uma mulher negra existindo, vivendo, e isso me tocava em um lugar muito especial”  

A TikToker faz parte da geração Z, o grupo das pessoas nascidas entre meados da década de 1990 e 2010, que são conhecidos por nascerem já conectados. Essa comunidade, além de engajada em causas sociais, costuma não associar sucesso somente à área profissional, mas também à qualidade de vida, e, por isso, carreira é um dos conteúdos destacados por Gabi.  

Ela fala sobre a valorização da saúde mental e do bem-estar no aprimoramento de talentos profissionais. “As empresas precisam entender que os jovens da minha geração não querem passar muito tempo na mesma trilha de carreira. Então, é super importante olhar com olhos de que queremos estilos de vida diferentes e mais saudáveis.”  

5 personalidades que são crias de Itaquera 5 personalidades que são crias de Itaquera

Sobre a criação de conteúdo, Gabi revela que tudo também não é só amores e que os haters sempre surgem do outro lado da tela, mas, diz que para lidar com eles, é preciso entender que o ódio está mais relacionado ao hater do que com o criador.  

Para o futuro, planos de novas viagens e realizações. “Quero muito conhecer a Tailândia e, daqui 10 anos, me vejo feliz acima de tudo e conquistando as coisas!”  

Agência Mural
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra