PUBLICIDADE

Favela Jazz Festival tem shows gratuitos e mulheres protagonistas

Evento, que vai rolar em SP, traz show de Izzy Gordon, Vera Figueiredo, Ladybird Quarteto, Funmilayo Afrobeat Orquestra, entre outros

29 abr 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Funmilayo Afrobeat Orquestra

A 6ª edição do Favela Jazz Festival chega em São Paulo neste domingo (30), e vai rolar no Jardim Boa Vista, zona oeste da capital. Com line-up protagonizado por mulheres, o evento tem como foco a representatividade feminina na cena artística brasileira e, principalmente, no jazz. A entrada é gratuita. 

Criado pelo projeto Jazz na Kombi, que tem como objetivo levar apresentações musicais gratuitas para locais públicos, o festival conta com Izzy Gordon, Vera Figueiredo, Sintia Piccin Sexteto, Ladybird Quarteto, Lilian Estela e Funmilayo Afrobeat Orquestra entre os destaques. Confira:

Começando a programação com a oficina “Influências do Jazz”, Lilian Estela, cantora e compositora paulistana formada em letras pela USP (Universidade de São Paulo) e o violinista Ricardo Potí, apresentam um compilado das principais artistas do jazz norte-americanas.

Os primeiros shows são por conta de Ladybird, quarteto formado por jovens instrumentistas, Lilian Estela e Izzy Gordon, que este ano comemora 30 anos de carreira com o show “Rainhas”.

Após uma roda de conversa sobre as mulheres na música, abordando trajetórias artísticas, dificuldades e conquistas no contexto do jazz, será a vez dos shows de Vera Figueiredo com o novo show “Tambor”. O título faz referência a cultura africana. Depois, a apresentação será de Sintia Piccin com seu recente lançamento “Freedom of Mind”.

A banda Funmilayo Afrobeat Orquestra fecha a noite. O nome do grupo de afrobeat, formado em 2019, homenageia a pioneira da luta por liberdade, direito ao voto e justiça social das mulheres nigerianas.

Acesso ao jazz

A proposta é popularizar esse estilo musical, lutando contra a elitização do gênero e, promovendo de forma independente e colaborativa, a disseminação da cultura em território periférico. Isso é feito por meio de shows, produção de conteúdos audiovisuais, oficinas e rodas de conversa. A produção e equipe técnica é toda formada por mulheres e pessoas LGBTQIA+.

Com entrada gratuita e classificação livre, o festival será ao ar livre, na Rua André Dias, 83, das 9h às 21h. 

Programação completa:

9h - Oficina Influências do Jazz com Lilian Estela

11h - Caravana Lúdica Jogos do Mundo

11h30 - Ladybird Quartet Part. Lilian Estela

13h - Maracatu Baque do Boa

13h40 - Izzy Gordon Quinteto

15h - Roda de Conversa

16h40 - Vera Figueiredo Trio

18h - Sintia Piccin Sexteto

19h40 - Funmilayo Afrobeat Orquestra

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade