PUBLICIDADE

Conheça o Berço do Samba de São Mateus, grupo que reuniu a nata de sambistas da zona leste

Músicos já gravaram com Beth Carvalho e Almir Guineto e preparam show para o Theatro Municipal

25 ago 2023 - 11h12
Compartilhar
Exibir comentários
Formado nos anos 1990, o Berço do Samba de São Mateus lançou seu primeiro CD em 2007
Formado nos anos 1990, o Berço do Samba de São Mateus lançou seu primeiro CD em 2007
Foto: Divulgação/Melo Fotografia

Os encontros de bambas do samba da zona leste, no fim da década de 90, deram origem ao grupo musical Berço do Samba de São Mateus, composto atualmente por 25 componentes, entre compositores, músicos e intérpretes. As letras das canções do grupo trazem crônicas do cotidiano das periferias.   

“Cada bairro estava virando tipo um gueto, cada um no seu canto. Em 1998, tive a sacada de chamar cada um de um bairro pra gente fazer uma festa e reunir todo mundo”, recorda Tocão, apelido do sambista Marcelo Hercílio, 53. 

As reuniões de samba já faziam parte da tradição da família de Tocão. O músico é neto de Dona Severina e filho de Tia Cida dos Terreiros, considerada matriarca do samba de São Mateus. Nessas rodas de samba, também estavam os irmãos Pessoa: Yvison, Everson e Victor, ex-integrantes do renomado grupo de samba Quinteto em Branco e Preto. 

Em 2007, o grupo lançou o álbum “Berço do Samba de São Mateus”, pelo selo Sesc, produzido pelo Quinteto em Branco e Preto, com as participações especiais de Almir Guineto e Beth Carvalho. O trabalho gerou recordes de vendas, turnê por festivais internacionais e documentários.  

Em 2007, o grupo lançou o álbum “Berço do Samba de São Mateus”
Em 2007, o grupo lançou o álbum “Berço do Samba de São Mateus”
Foto: Divulgação/Melo Fotografia

Em 2016, o Berço lançou seu segundo disco, intitulado “O Samba Que Vem De Lá”. Ao longo da carreira, eles já dividiram palcos com outros bambas, como Nei Lopes, Monarco e Velha Guarda do Camisa Verde e Branco. 

Nesta sexta (25), o grupo leva seu repertório afinado para um show na Praça das Artes, espaço musical do Complexo do Theatro Municipal, na região central da cidade.  

“Vamos contar um pouco da nossa história, porque a gente quer levar a nossa história através da arte. Estamos levando a favela, o pessoal que não pode chegar até lá. E vamos representar da melhor maneira possível, em forma de samba”, diz Tocão.  

O espetáculo, que levará 13 componentes do grupo e terá duração de 1h30, faz parte da série de apresentações Samba de Sexta, do complexo do Theatro Municipal. Comunidades do samba, como o Pagode da 27 e Samba da Vela, já se apresentaram nesse formato.  

 O produtor do grupo Felipe Baldino, 39, ressalta a importância do convite para tocar no espaço. “Estamos levando música popular para o complexo do Theatro Municipal. É de extrema importância que a gente seja bem representado lá musicalmente, artisticamente, enquanto movimento cultural, para que lá seja uma porta permanente para esse espetáculo, que é o samba”, diz. 

Baldino tem expectativas de lotar o espaço. “Temos um público que sempre nos segue. A gente espera levar de 300 a 400 pessoas para fazer uma festa bem bonita, porque o samba merece estar nesse lugar”. 

Sambista de berço, Tocão é filho da matriarca do samba de São Mateus, Tia Cida dos Terreiros
Sambista de berço, Tocão é filho da matriarca do samba de São Mateus, Tia Cida dos Terreiros
Foto: Divulgação/Melo Fotografia

Para o músico Reginaldo Nascimento, 49, mais conhecido como Naldo do Candiá, integrante do Berço do Samba de São Mateus, o show também é uma oportunidade de destacar a relevância da região no cenário do samba paulistano. 

“Vamos mostrar mais uma vez esse trabalho tão importante que é o Berço para cultura do samba de São Paulo. A gente faz parte dessa nata de sambista de São Paulo e nós estamos aqui na periferia da zona leste, mantendo esse trabalho na expectativa de levar a favela lá”, observa. 

Serviço: 

Samba de Sexta com o Berço do Samba de São Mateus 

25/8, sexta-feira, às 19h 

Praça das Artes – Vão 

Av. São João, 281, Centro Histórico

Duração Total 90 minutos 

Classificação livre para todos os públicos  

Entrada livre e gratuita 

8 curiosidades de São Mateus, distrito da zona leste de SP 8 curiosidades de São Mateus, distrito da zona leste de SP

Agência Mural
Compartilhar
Publicidade
Publicidade