PUBLICIDADE

Petisco vegano para assistir aos jogos da seleção brasileira

A Copa começou e trouxemos a terceira receita da série ''Mês da Copa'' aqui no Perifa, faremos petiscos veganos simples, práticos e baratos.

21 nov 2022 - 16h53
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Vegano Periférico

Mais uma receita que a gente não conhecia, até nos tornarmos veganos. Apesar de o jogo ser do Brasil, o preparo não é brasileiro.

Esse prato não foi criado por vegetarianos e muito menos por veganos, o preparo que ensinaremos hoje é tradicional no México, consumidos por qualquer pessoa pertencente a qualquer classe social. Aliás, o México é um país que está no mundial e será uma das sedes da próxima Copa do Mundo (2026).

Comidas típicas de outras culturas que não levam nada de origem animal é algo que sempre nos despertou muita curiosidade, porque nós que vivemos em periferias e estamos acostumados com arroz, feijão e alguma ''mistura'' associamos tudo que é diferente do nosso cotidiano como algo elitista ou ''coisa de rico''. 

O que vim descobrir é que esses preparos típicos sem nada de origem animal não são exclusivos de nenhuma elite, seja ela financeira ou intelectual, todos e todas produzem e consomem.

Como no caso da guacamole, o petisco mais famoso do México, um prato que tem origem na civilização asteca, o nome 'guacamole' vem de “ahuacamolli”, união das palavras “ahuacatl” (abacate) e “molli” (molho).

Você pode comer guacamole com torrada, com pão fresco, batata chips ou assada, com nacho (sem leite), cai bem com qualquer petisco. Então vamos lá.

Receita: 

Abacate maduro (nem muito mole e nem muito firme)

1 Tomate 

1 Cebola

Salsinha ou coentro

Limão

Sal

Pimenta-preta

Se liga no preparo: 

1. Pique os tomates e separe 

2. Pique a cebola em quadradinho e separe

3. Pegue o abacate e abra ele ao meio e retire toda a polpa 

4. Na sequência amasse a polpa com o garfo

5. Depois coloque o limão para o abacate não escurecer, na sequência acrescente o tomate e a cebola

6. Agora é hora temperar com pimenta-preta, salsinha  ou coentro e sal

7. Mistura bem e tá pronto

Algumas dicas: 

Se quiser guardar a guacamole, coloque o caroço no centro do preparo e acrescente um pouco mais de limão, assim evita que ele escureça muito rápido. 

Não se esqueça que ele vai escurecer de qualquer jeito, então tente consumir o mais rápido possível.

Vegano Periférico Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade